Na tarde daquele dia, o primeiro da semana,
estando fechadas as portas da casa 
onde os discípulos se encontravam,
com medo dos judeus,
veio Jesus, colocou-Se no meio deles e disse-lhes:
«A paz esteja convosco».
Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado.
Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o
Senhor.
 
Jesus disse-lhes de novo:
«A paz esteja convosco.
Assim como o Pai Me enviou, 
também Eu vos envio a vós».
 
Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes:
«Recebei o Espírito Santo:
àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão
perdoados;
e àqueles a quem os retiverdes serão retidos».
Palavra da salvação.
 
DIÁLOGO
 
Como sabemos pelo relato de Lucas, no Livro dos Atos dos
Apóstolos, os próprios  apóstolos ficaram
impressionados com o facto de poderem falar com tão grande variedade de povos: partos,
medos, elamitas, (presentemente todos iranianos); com os habitantes da Mesopotâmia,
(hoje, Iraque), com pessoas da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da
Frígia e da Panfília, (todos habitantes da Turquia atual); com gente do Egipto
e das regiões da Líbia, vizinha de Cirene,( povos africanos), além da população
romana espalhada pelo império.
 
Os discípulos começaram a pregar a essa multidão
internacional e todos compreendiam o que eles lhes estavam a dizer! 
 
Uma situação espantosa, um milagre que iria levá-los bem
para lá do mundo que conheciam; nunca tinham imaginado ir tão longe.
 
O milagre evidente era que eles eram capazes de falar de
Jesus de uma forma que atraía pessoas de diferentes culturas e línguas, podendo,
assim, partilhar a fé. 
 
O grande milagre era que se estavam a conseguir criar uma
comunidade de pessoas genuinamente diversas, mulheres e homens, de toda e
qualquer cultura. 
 
Estavam a começar a tornar-se uma comunidade «católica»,
isto é, universal.
 
Na passagem do Evangelho de João que lemos, o Pentecostes,
que é a grande dádiva de Jesus Ressuscitado do Seu próprio Espírito à
comunidade, aconteceu no dia da Ressurreição e não cinquenta dias depois da
Páscoa de Jesus, como estamos a celebrar na Liturgia.
 
O relato tem a forma habitual das discrições das
aparições de Jesus Ressuscitado : 
- é Jesus que toma a iniciativa; 
- faz-se reconhecer pelos discípulos;
- confia-lhes uma missão.
 
Como João conta, Jesus tornou-se presente no meio dos
discípulos e saudou-os com Shalom - a Paz esteja convosco. 
O relato não pretende dizer que Jesus atravessava as
portas, mas que Jesus é capaz de se tornar presente aos seus discípulos por
iniciativa sua, quando e onde Ele quer. 
 
Jesus Ressuscitado pode estar junto dos seus discípulos
em todas as circunstâncias, como diz o texto: «veio Jesus, colocou-Se no meio
deles» !
Estas palavras de Jesus não são uma saudação habitual,
como o faziam os judeus quando se encontravam: «chalôm».
 
Jesus, muito mais do que saudar, quer dar, de facto, o próprio
dom da Sua Paz, como já tinha dito no seu discurso de adeus aos discípulos: «Deixo-vos
a paz, a minha paz vos dou; não vo--la dou como o mundo a dá. Não se perturbe
nem se intimide o vosso coração.» (Jo 14, 27)
 
Depois, tendo-os alertado para a grande dificuldade de
serem colaboradores do amor de Deus, disse: «Assim como o Pai Me enviou, também
Eu vos envio a vós».
 
Fazendo uma encenação tirada do relato da criação
(Génesis 1,26 e 2,7), Jesus soprou sobre eles, dizendo: "Recebei o
Espírito Santo". 
 
Enquanto que no Génesis, a vocação humana era apresentada
como sendo mordomos de toda a criação, Jesus resumiu a missão com o único
mandamento do perdão. O perdão, dado e pedido, é o carisma chave das pessoas
que querem ser seus discípulos.
 
Uma vez recebido o Seu próprio Espírito, eles foram
capazes de levar a cabo a missão que lhes era confiada. 
 
A segunda metade da frase de Jesus: «àqueles a quem
perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados;
e àqueles a quem os retiverdes serão retidos», foi
interpretada ao longo dos tempos de formas diferentes, por vezes
contraditórias.
Podia ter sido um aviso de Jesus que a falta de perdão
deixa o mundo num estado de caos. 
 
A festa de Pentecostes desafia a nossa esperança e a
nossa fé. 
Estaremos dispostos a sermos levados para além dos nossos
mundos culturalmente confortáveis, para formar comunidades que incluam tal
diversidade, assim como pontos de vista tão diferentes? 
Queremos aprender a viver exercendo os carismas da
humildade, do humor e do perdão? 
 
Para que a missão do Pentecostes se enraíze em nós,
partilho convosco esta belíssima oração de Santa Catarina de Sena ao Espírito Santo:
 
Ó Espírito Santo, vinde a meu coração,
Deus verdadeiro atrai-me a Ti com bondade,
concede-me a caridade.
Preserva-me de todo o pensamento mau,
aquece-me e abrasa-me com o teu Amor,
a fim de que todo o fardo me pareça leve.
Meu santo Pai e doce Senhor meu,
auxilia-me em todas as minhas obras.
Cristo Amor! Cristo Amor!
 
 frei Eugénio, op