2009-06-28
2009-06-27
A Vida questiona o Evangelho no 13º Domingo do Tempo Comum - Ano B
2009-06-24
2009-06-23
PEREGRINO EM JERUSALÉM - 3
O chamado “Muro das Lamentações” é um muro que tem presentemente cerca de 60 metros e que fazia parte dos alicerces da esplanada do segundo Templo de Jerusalém, reconstruido no século I antes de Cristo, por Herodes o Grande.
Este templo foi destruido pelos Romanos no ano 70 da nossa era. Esta parte do muro fica perto da parte do Templo chamado o Santo dos Santos e por isso considerado pelos judeus como o lugar mais santo para a sua oração. Está acessível 24 horas por dia aos crentes judeus e judias de todo o mundo (homens e mulheres rezam em locais separados) que aqui vêm rezar.
Na esplanada há centenas de livros de oração disponíveis (tipo Liturgia das Horas da tradição cristã) e também algumas arcas onde estão rolos da Bíblia Hebaica. É uma tradição muito popular introduzir orações e pedidos nas fendas das pedras do muro.
O modo de rezar judeu balancando o corpo e os fatos pretos dos judeus ortodoxos a partir do século XIX, estão provavelmente na origem do nome dado ao muro. Também pode ter sido o costume dos judeus de virem aqui lamentar a destruição do Templo.
Frei Eugénio
2009-06-22
PEREGRINO EM JERUSALÉM - 2

Até 1947 os manuscritos mais antigos da Bíblia Hebraica (isto é, os textos primitivos da Bíblia) que se conheciam datavam a volta do ano mil da era cristã. Havia manuscritos mais antigos da Bíblia traduzida em grego e da Bíblia traduzida em latim, mas não da Bíblia em hebraico.
A Escola Bíblica de Jerusalém dos Dominicanos esteve intimamente ligada a esta descoberta e aos estudos que se seguiram, pois foi o padre dominicano Roland de Vaux (na foto a P&B) que foi encarregado de dirigir entre 1947 e1953 as pesquisas arqueológicas sobre as descobertas de Qumrân.
Frei Eugénio
2009-06-21
Vatican Fashion



P.S. : O Cardeal chama-se Antonio Cañizares Llovera, e foi nomeado precisamente em Dezembro passado. Segundo o The Tablet, nem ele, nem o seu antecessor, nem o seu nº 2 designado esta semana (Augustine DiNoia) têm alguma formação específica em liturgia.
2009-06-20
PEREGRINO EM JERUSALEM -1-

Já tinha chegado a Israel antes de partir.
Que melhor convite podia ter, para também fazer a minha oração da manhã?
A chegada a Televive tinha a reconfortante alegria de ter à minha espera o frei Francolino Goncalves velho amigo e ilustre professor da Escola Biblica de Jerusalém. Com ele, segui no taxi colectivo pela auto-estrada até Jerusalém. A paisagem do trajecto é triste, apesar da alegria que me vai na alma.
A Escola Biblica de Jerusalém (podem ver o site da Escola: http://www.ebaf.edu/) foi fundada há 118 anos pelo padre LAGRANGE e está instalada no convento de Santo Estevão que tem a basilica de Santo Estevão, a maior igreja de Jerusalém.
Fica na zona palestina da cidade, perto da fronteira com a zona israelense e a poucos minutos da Porta de Damasco da muralha da cidade.
O meu peregrinar pela cidade começaria no dia seguinte.
frei Eugénio
A Vida questiona o Evangelho
Naquele dia, ao entardecer, disse: «Passemos para a outra margem.»
Afastando-se da multidão, levaram-no consigo, no barco onde estava; e havia outras embarcações com Ele.
Desencadeou-se, então, um grande turbilhão de vento, e as ondas arrojavam-se contra o barco, de forma que este já estava quase cheio de água. Jesus, à popa, dormia sobre uma almofada.
Acordaram-no e disseram-lhe: «Mestre, não te importas que pereçamos?» Ele, despertando, falou imperiosamente ao vento e disse ao mar: «Cala-te, acalma-te!» O vento serenou e fez-se grande calma. Depois disse-lhes: «Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?»
E sentiram um grande temor e diziam uns aos outros: «Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?»
2009-06-14
A Vida questiona o Evangelho
Dizia ainda: «O Reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra.
Quer esteja a dormir, quer se levante, de noite e de dia, a semente germina e cresce, sem ele saber como. A terra produz por si, primeiro o caule, depois a espiga e, finalmente, o trigo perfeito na espiga. E, quando o fruto amadurece, logo ele lhe mete a foice, porque chegou o tempo da ceifa.»
Dizia também: «Com que havemos de comparar o Reino de Deus? Ou com qual parábola o representaremos? É como um grão de mostarda que, ao ser deitado à terra, é a mais pequena de todas as sementes que existem; mas, uma vez semeado, cresce, transforma-se na maior de todas as plantas do horto e estende tanto os ramos, que as aves do céu se podem abrigar à sua sombra.»
Com muitas parábolas como estas, pregava-lhes a Palavra, conforme eram capazes de compreender.
Não lhes falava senão em parábolas; mas explicava tudo aos discípulos, em particular.
2009-06-12
Obama: discurso do Cairo
2009-06-10
Tantas “Primeiras Comunhões”...

Em vez disso… É um dia cheio de fatiotas que se comparam umas com as outras, um dia de vaidades e umas cerimónias de “glamour infanto-religioso”. Depois, uma almoçarada… e umas quantas prendinhas para o menino e a menina. Tudo à volta dele! Tudo a girar em torno do menino, da hostiazinha na sua barriguinha e do Jesusinho no seu coraçãozinho… Mas não é assim que se entra na onda da Comunhão que se celebra…"
Ler aqui este texto todo, que é uma importante e oportuna reflexão.
Este é um dos desafios a que a FAVA quer responder com a "Iniciação Cristã": fazer uma pedagogia de fé que seja fecunda e não se fique pela mera religiosidade (passageira). É um desafio tão dificil quanto necessário. Daí a nossa homenagem a todos os que vão (teimosamente) trilhando esses caminhos, vencendo todas as dificuladades.
2009-06-05
A Vida questiona o Evangelho de Domingo SS Trindade

2009-06-03
VER TANTO
«E estas coisas tendo dito, vendo eles, ELE foi Elevado, e uma nuvem O subtraiu dos olhos deles. E como tinham o olhar fixo no céu para onde ELE ia, eis dois homens que estavam ao lado deles, em vestes brancas, e DISSERAM: “Homens Galileus, por que estais de pé, perscrutando o céu? Este JESUS que foi arrebatado diante de vós para o céu, assim VIRÁ do modo que O vistes IR para o céu”» (Act 1, 9-11).
Impressionante condensado de OLHARES. Seis notas visuais soam no texto. Tanto VER sucede a um telegráfico aceno ao dizer: «Estas coisas tendo dito». Referia-se o narrador àquilo que o SENHOR JESUS lhes tinha dito durante uma refeição: que não se afastassem de Jerusalém, que esperassem a promessa do Pai, o Baptismo do Espírito Santo (Act 1,4-5), e assim seriam testemunhas d’Ele em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra (Act 1,8). Dizer testamentário e programático numa refeição testamentária e programática.
Tanto VER. Da panóplia de verbos registrados, os mais fortes e intensos são, com certeza «olhar fixamente» e «perscrutar», «ver dentro». Ambos exprimem a observação profunda e prolongada, para além das aparências: VER o invisível (cf. Hb 11,27), VER o céu, VER a glória de Deus. Mas mais ainda do que o que se vê, estes verbos acentuam o modo como se vê.
Ao Arrebatamento de JESUS para o céu, os dois homens vestidos de branco agrafam a Vinda de JESUS. Importante colagem da Ascensão com a Vinda. E importante passo em frente para quem estava ali simplesmente especado. Não é mais possível Ver a Ascensão sem Ver a Vinda. Sim, Ver. Porque ELE Virá do mesmo modo que O Vistes IR. Importante guardar este Ver, viver este Ver, Ver com este Ver. Porque é Vendo assim que o SENHOR Virá. Vinda que não tem de ser relegada para uma Parusia distante e espectacular, mas que começa, hic et nunc, neste Olhar novo e significativo de quem Vê o SENHOR JESUS. Vinda que não é tanto um regresso, mas o desvelamento de uma presença permanente. Vinda já em curso, portanto, ainda que não plenamente realizada.
Ver aqui este texto completo de António Couto.
2009-05-30
A Vida questiona o Evangelho no domingo de Pentecostes
«Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, e que Eu vos hei-de enviar da parte do Pai, Ele dará testemunho a meu favor. E vós também haveis de dar testemunho, porque estais comigo desde o princípio.»
«Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora. Quando Ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa. Ele não falará por si próprio, mas há-de dar-vos a conhecer quanto ouvir e anunciar-vos o que há-de vir. Ele há-de manifestar a minha glória, porque receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer. Tudo o que o Pai tem é meu; por isso é que Eu disse: 'Receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer'.»
2009-05-23
A Vida questiona o Evangelho no domingo da ASCENÇÃO
E disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura.
Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas, quem não acreditar será condenado.
Estes sinais acompanharão aqueles que acreditarem:
em meu nome expulsarão demónios, falarão línguas novas,
apanharão serpentes com as mãos e, se beberem algum veneno mortal, não sofrerão nenhum mal; hão-de impor as mãos aos doentes e eles ficarão curados.»
Então, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi arrebatado ao Céu e sentou-se à direita de Deus.
Eles, partindo, foram pregar por toda a parte; o Senhor cooperava com eles, confirmando a Palavra com os sinais que a acompanhavam.
2009-05-22
Auxiliar de voto
2009-05-18
Construir a Casa Europa / Building a better European home

Lançam um desafio: a participação dos cristãos é essencial para ajudarem a redescobrir a «alma da Europa ».
E apresentam 8 questões chave que esperam que os eleitos para o Parlmento Europeu coloquem com empenho na sua agenda.
2009-05-16
A Vida questiona o Evangelho no 6.º domingo da PÁSCOA
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor.
Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa.
É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei.
Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos.
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando.
Já não vos chamo servos, visto que um servo não está ao corrente do que faz o seu senhor; mas a vós chamei-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi ao meu Pai.
Não fostes vós que me escolhes-tes; fui Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça; e assim, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo concederá.
É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros.»
2009-05-12
Bento XVI na Terra Santa II: visto por um escritor israelita
- "uma posição clara e inequívoca sobre a tibieza moral e a traição da Igreja Católica e dos cristãos face ao nazismo e fascismo na Europa e não só em relação aos judeus."
- "reforço não apenas sobre o plano humano mas também teológico da posição na Terra Santa dos Árabes cristãos, os quais independentemente da comunidade ou etnia a que pertencem, se encontram nos últimos anos esmagados entre o integralismo muçulmano e o o hebraico e escolhem a maior parte das vezes emigrar para os países europeus ou para os Estados Unidos."
- o estatuto de Jerusalém: "não haverá paz entre judeus e muçulmanos sem que esta cidade seja de novo divida, no entanto, a cidade antiga, cercada por muros e com uma alta concentração de lugares santos para judeus, cristãos e muçulmanos, nunca poderá ser repartida em zonas soberanas. (...) A única solução seria uma 'vaticanização' da parte antiga."
Bento XVI na Terra Santa

Ontem visitou Amã onde agradeceu o acolhimento dado aos cristãos iraquianos que ali se refugiaram (os números a que tive acesso variam entre os 40 000 e 60 000, de qualquer forma um número largamente superado pelos que se refugiam na Síria).
Amanhã será a sua única passagem pelos territórios palestinianos, Belém mais precisamente.
O terreno que pisa é um terreno armadilhado de política e religião (basta ver os problemas que a legenda de Pio XII no Memorial do Holocausto coloca ou o boicote dos Irmãos Muçulmanos à visita).
Segundo um dos Guardiães dos lugares santos, Frederick Manns, a mensagem mais importante de Bento XVI para esta terra castigada por 60 anos de guerra será o perdão, que é de facto uma característica que distingue os cristãos quer de muçulmanos quer de hebreus. Se me é permitido eu - e não serei o único - gostava que se falasse do que significam para nós os cristãos do Oriente que vivem em uma fronteira dupla com judeus e muçulmanos. Serão eles os bem-aventurados perseguidos por causa do nome de Jesus, quer em Israel onde muitos vêm as suas casas destruídas sem que os títulos de propriedade do tempo otomano valham alguma coisa, ou os extremistas muçulmanos que os liquidam no Iraque, com governo a assistir?).
Por outras palavras, é importante não apenas deixar mensagens mas ver a mensagem que eles são para nós.
2009-05-09
Europa

Nesse dia, em Paris, a imprensa foi convocada para as dezoito horas no Salon de l'Horloge do Quai d'Orsay, quartel-general do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, para uma "comunicação da maior importância".
Ver mais aqui.
Viva o Evangelho de Domingo, 10 de Maio
«Eu sou a videira verdadeira e o meu Pai é o agricultor.
Ele corta todo o ramo que não dá fruto em mim e poda o que dá fruto, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado.
Permanecei em mim, que Eu permaneço em vós. Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim também acontecerá convosco, se não permanecerdes em mim.
Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto, pois, sem mim, nada podeis fazer.
Se alguém não permanece em mim, é lançado fora, como um ramo, e seca. Esses são apanhados e lançados ao fogo, e ardem.
Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e assim vos acontecerá.
Nisto se manifesta a glória do meu Pai: em que deis muito fruto e vos comporteis como meus discípulos.»
2009-05-06
What is it we love?
Veja-se este exemplo: uma curta-metragem feita com a câmara de um telemóvel e... muita mestria!
Este filme, filmado com um telemóvel e com um orçamento de USD 40, venceu o Tropfest de 2008 (um dos maiores festivais de curtas metragens do mundo).
Podemos apreciar aqui este "Mankind is no island".
2009-05-03
Eleições: EUROPEIAS?

Mais recentemente ouvi o debate sobre o mesmo tema na SIC NOTÍCIAS. Começaram a falar na União Europeia e pensei que iria finalmente saber a posição de cada candidato sobre a UE e decidir racionalmente o meu voto. Enganei-me. Logo voltaram à política interna e, ao fim de algum tempo, desliguei a televisão.
Compreendo que num debate para as Eleições Europeias se fale sobre Portugal, mas não compreendo que a UE seja posta de lado e não apresentem propostas concretas e credíveis. Assim não sei se irei votar. Se o fizer não será em branco, porque receio as fraudes, mas talvez inutilize o boletim de voto.
Será que nas campanhas para as Eleições Autárquicas, Legislativas e Presidenciais vão discutir os resultados das eleições anteriores e fazer propaganda para outras eleições futuras, deixando-me novamente sem saber em quem votar?
António Alte da Veiga
P.S.: Sugiro que os candidatos acompanhem o programa “Cuidado com a Língua”.