
2008-10-25
A VIDA questiona o EVANGELHO de Domingo, 26 Out
2008-10-24
Hu Jia - Prémio Sakharov

O Parlamento Europeu (PE) atribuiu ao opositor ao regime chinês Hu Jia o Prémio Sakharov em "nome de todos aqueles que não têm voz na China e no Tibete", afirmou o presidente do PE, Hans-Gert Pöttering, no momento do anúncio feito em Estrasburgo.
Podemos ver aqui a sua biografia.
Por seu lado «Beijing expressed anger at the choice and the accompanying statements, with a foreign ministry official describing Hu Jia as a "criminal," according to several media reports.»
2008-10-21
Irmã Emmanuelle: a alegria nas entranhas
Uma das últimas entrevistas que deu a uma rádio belga em que lhe perguntavam pela sua opinião sobre a actualidade respondia que os media só mostravam o que era mau (assassínios, guerras, desastres...). Dizia (cito livremente): "Para mim a actualidade tem duas faces: actualidade das pessoas que eu vejo, com quem convivo, pessoas que sabem partilhar que, encontram a sua alegria na alegria dos outros...". Falava das pessoas que não conseguiam sair do seu círculo quando a felicidade está "no coração, nas tripas". Coisas muito simples...
O Pai-Nosso explicado por um grande conhecedor (Sto Agostinho)

Da Carta a Proba, de Santo Agostinho, bispo (Séc.V)
A oração do Senhor
Temos necessidade de palavras para incitar-nos e ponderarmos o que pediremos, e não com a intenção de dá-lo a saber ao Senhor ou a comovê-lo.
Quando, pois, dizemos:
Santificado seja o teu nome, exortamo-nos a desejar que seu nome, imutavelmente santo, seja também considerado santo pelos homens, isto é, não desprezado.
O que é de proveito para os homens, não para Deus.
E ao dizermos: Venha teu reino que, queiramos ou não, virá sem falta, acendemos o desejo deste reino; que venha para nós e nele mereçamos reinar.
Ao dizermos: Faça-se a tua vontade assim na terra como no céu, pedimos-lhe conceder-nos esta obediência de sorte que se faça em nós sua vontade do mesmo modo como é feita no céu por seus anjos.
Dizemos: O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Pela palavra hoje se entende este nosso tempo. Ou, com a menção da parte principal,indicando o todo pela palavra pão, pedimos aquilo que nos basta. O sacramento dos fiéis, necessário agora, não, porém, para a felicidade deste tempo, mas para alcançarmos a felicidade eterna.
Dizendo: Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos a nossos devedores, tomamos consciência do que pedimos e do que temos de fazer para merecer obtê-lo.
Ao dizer: Não nos leves à tentação, advertimo-nos a pedir que não aconteça que, privados de seu auxílio em alguma tentação, iludidos, consintamos nela, ou cedamos perturbados.
Dizer: Livra-nos do mal nos leva a pensar que ainda não estamos naquele Bem em que não padeceremos de mal algum. E este último pedido da oração dominical é tão amplo, que o cristão em qualquer tribulação em que se veja, por ele pode gemer, nele derramar lágrimas, daí começar, nele demorar-se, nele terminar a oração. É preciso guardar em nossa memória, por meio destas palavras, as realidades mesmas.
Pois quaisquer outras palavras que dissermos – tanto as formadas pelo afecto que as precede e esclarece, quanto as que o seguem e crescem pela atenção dele – não dirão nada que não se encontre nesta oração dominical, se orarmos como convém. Quem disser algo que não possa ser contido nesta prece evangélica, sua oração, embora não ilícita, é carnal; contudo não sei como não ser ilícita, uma vez que somente de modo espiritual devem orar os renascidos do Espírito.
2008-10-19
Dai a Deus o que é de Deus... e o que é de César também é Dele
A propósito de um contributo
Porquê ?
1- A pergunta é uma armadilha dirigida a alguém que se está a apresentar como Messias, Jesus (entrada solene em Jerusalém, expulsão dos vendedores do Templo, etc). Este imposto pessoal ao imperador correspondia a uma submissão, uma obediência ao imperador pagão, atitude intolerável para os judeus piedosos para quem só Deus ou um seu representante pode ser o rei do povo eleito.
Por outro lado os judeus acreditavam que o Messias quando viesse iria expulsar o invasor e restabeleceria a independência de Israel.
Vemos assim a armadilha: se diz «sim», considera-se submisso ao imperador e por isso renuncia a apresentar-se como Messias. Se diz «não» deve ser denunciado como agitador.
É, pois, uma armadilha relacionada com a pretensão de Jesus de ser o Messias.
2-A resposta de Jesus não põe ao mesmo nível «dar a César o que é de César» e «dar a Deus o que é de Deus», como se aquilo que pertence a César não pertencesse antes e também a Deus! Como se as realidades terrestres ficassem fora do poder de Deus!
O que Jesus quer fazer descobrir é que a moeda pertence a César (tem a sua efígie e uma inscrição que o diviniza e a moeda não podia entrar no Templo) .
O que pertence a Deus é o homem todo, que foi feito à imagem de Deus (Gn 1,26) e que deve reconhecer que pertence a Deus.
A sua obediência primordial é a Deus. Assim Jesus vem reinar em nome de Deus.
O seu Reino não interfere com o de César. O seu modo de reinar não «é concorrente» com o de César. Além disso Jesus quer dizer que César não é deus.
Esta passagem tem servido ao longo dos tempos para justificar ideologias e teorias que não respeitam o seu significado bíblico.
3- Quanto à questão dos impostos, vale a pena ler o n° 355 do “Compêndio da Doutrina Social da Igreja”(ver no site do Vaticano)
Saliento: A coleta fiscal e a despesa pública assumem uma importância económica crucial para qualquer comunidade civil e política: o objectivo para o qual tende é uma finança pública capaz de se propor
As finanças públicas orientam-se para o bem comum quando se atêm a alguns princípios fundamentais: o pagamento dos impostos como especificação do dever de solidariedade;
Ao redistribuir as riquezas, as finanças públicas devem seguir os princípios da solidariedade, da igualdade, da valorização dos talentos, e prestar grande atenção a amparar as famílias, destinando a tal fim uma adequada quantidade de recursos.
Frei Eugénio
2008-10-18
A VIDA QUESTIONA o EVANGELHO de Domingo, 19 de Outubro
Então, os fariseus reuniram-se para combinar como o haviam de surpreender nas suas próprias palavras. Enviaram-lhe os seus discípulos, acompanhados dos partidários de Herodes, a dizer-lhe: «Mestre, sabemos que és sincero e que ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, sem te deixares influenciar por ninguém, pois não olhas à condição das pessoas. Diz-nos, portanto, o teu parecer:
É lícito ou não pagar o imposto a César?»
Mas Jesus, conhecendo-lhes a malícia, retorquiu:
«Porque me tentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do imposto.» Eles apresentaram-lhe um denário.
Perguntou: «De quem é esta imagem e esta inscrição?»
«De César» responderam.
Disse-lhes então:
«Dai, pois, a César o que é de César
2008-10-13
Sínodo dos Bispos
O tema é a "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja."
A homilia da abertura do Sínodo - que pode ser lida aqui - foi um dos textos de reflexão de um grupo que ontem se reuniu.
Destacam-se aqui algumas frases mais impressivas do texto papal:
- "Nações outrora ricas de fé e de vocações agora estão a perder a identidade que lhes é própria, sob a influência deletéria e destruidora de uma certa cultura moderna. Há quem, tendo decidido que "Deus morreu", se declara a si mesmo como "deus", considerando-se o único artífice do próprio destino, o proprietário absoluto do mundo."
- "Descartando Deus e deixando de esperar a salvação dele, o homem julga que pode fazer o que lhe agrada e que pode pôr-se como única medida de si mesmo e do seu próprio agir."
- "Quando os homens se proclamam donos absolutos de si mesmos e únicos senhores da criação, podem verdadeiramente construir uma sociedade onde reinem a liberdade, a justiça e a paz? Não acontece, pelo contrário como a crónica diária demonstra amplamente que se ampliam o arbítrio do poder, os interesses egoístas, a injustiça e a exploração, a violência em todas as suas expressões? No final, a conclusão é que o homem fica mais só e a sociedade mais dividida e confusa."
- "No entanto, nas palavras de Jesus há uma promessa: a vinha não será destruída. Enquanto abandona ao seu destino os vinhateiros infiéis, o dono não se desapega da sua vinha e confia-a a outros seus servos fiéis."
2008-10-09
A VIDA questiona o Evangelho de Domingo, 12 de Outubro
Tendo Jesus recomeçado a falar em parábolas, disse-lhes:
«O Reino do Céu é comparável a um rei que preparou um banquete nupcial para o seu filho.
Mandou os servos chamar os convidados para as bodas, mas eles não quiseram comparecer.
De novo mandou outros servos, ordenando-lhes: 'Dizei aos convidados: O meu banquete está pronto; abateram-se os meus bois e as minhas reses gordas; tudo está preparado. Vinde às bodas.’
Mas eles, sem se importarem, foram um para o seu campo, outro para o seu negócio.
Os restantes, apoderando-se dos servos, maltrataram-nos e mataram-nos.
O rei ficou irado e enviou as suas tropas, que exterminaram aqueles assassinos e incendiaram a sua cidade.
Disse, depois, aos servos: 'O banquete das núpcias está pronto, mas os convidados não eram dignos.
Ide, pois, às saídas dos caminhos e convidai para as bodas todos quantos encontrardes.’
Os servos, saindo pelos caminhos, reuniram todos aqueles que encontraram, maus e bons, e a sala do banquete encheu-se de convidados.
Quando o rei entrou para ver os convidados, viu um homem que não trazia o traje nupcial.
E disse-lhe: 'Amigo, como entraste aqui sem o traje nupcial?’ Mas ele emudeceu.
O rei disse, então, aos servos: 'Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.’
Porque muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos.»
2008-10-03
A vida questiona o Evangelho - 5 de Outubro ( 27º Domingo)
(Mt 21, 33-43)
2008-10-02
COMECE: novo secretário

NOTA: A COMECE é a Comissãos dos Episcopados da Comunidade Europeia e tem por objectivos principais:
- acompanhar e analisar o processo da União Europeia;
- comunicar à Igreja e despertar a sua consciência para o desenvolvimento da União Europeia e sua legislação;
- promover a reflexão , baseada no ensinamento social da Igreja, dos desafios de uma Europa unida.
Padre português é novo secretário do CCEE

O Pe. Duarte da Cunha, do Patriarcado de Lisboa, foi eleito como novo secretário-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), para um mandato de cinco anos.
Hoje reúne, as presidências dos episcopados católicos de Portugal aos Urais (incluindo Rússia e Ucrânia), do Báltico à Turquia. Os seus objectivos são:
- prática de maior comunhão entre os bispos e conferências episcopais da Europa
- apoio ao ecumenismo e cooperação ecuménica na Europa (recentemente foi criada uma comissão "Islão na Europa";
- testemunho eclesial na sociedade europeia.
Entre as suas áreas de trabalho contam-se: evangelização e catequese; pastoral das vocações; migração e pastoral social e do trabalho; ambiente.
Trabalho com a comissão episcopal europeia para os meios de comunicação social .
2008-09-26
Cristãos na Índia: a ferro e fogo
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Já tínhamos escrito aqui que o ecumenismo da moderna Índia não era entusiasmante. Mas agora a ver pelas notícias do Asia News as coisa estão assustadores. Até ao Verão passado o país mais perigoso para os cristãos era o Iraque agora é a vez da Índia.
A região crítica é Orissa onde morreram 50 pessoas (maioria cristãos) depois de um líder Hindu ter sido morto no passado dia 23 de Agosto. Alguns milhares de Cristãos fugiram das suas aldeias e encontram-se agora em campos de refugiados. Ataques organizados, igrejas incendiadas. Panfletos distribuídos aos milhares no estado de Karnataka em que os cristãos são ameaçados de expulsão do território indiano ou de conversão à religião mãe que é o hinduísmo sob pena de serem mortos por "bons indianos que assim mostrarão a sua bravura e o seu amor à pátria". Acusações às irmãs de Caridade (fundadas pela Madre Teresa de Calcutá) de sequestro e conversão forçada de crianças...
Esperemos que a União Europeia trate do assunto na cimeira de Domingo.
A VIDA QUESTIONA O EVANGELHO - 28 de Setembro (26º Dom. comum)

(Mt 21, 28-32)
Naquele tempo, disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: "Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Foi ter com o primeiro e disse lhe: 'Filho, vai hoje trabalhar na vinha'. Mas ele respondeu: 'Não quero'. Depois, porém, arrependeu se e foi. O homem dirigiu se ao segundo filho e falou lhe do mesmo modo. Ele respondeu: 'Eu vou, Senhor'. Mas de facto não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?". Eles responderam Lhe: "O primeiro". Jesus disse lhes: "Em verdade vos digo: os publicanos e as mulheres de má vida irão diante de vós para o reino de Deus. João Baptista veio até vós, ensinando vos o caminho da justiça, e não acreditastes nele; mas os publicanos e as mulheres de má vida acreditaram. E vós, que bem o vistes, não vos arrependestes, acreditando nele".
2008-09-20
Mulheres no Sínodo dos Bispos

No Sínodo de 2005 sobre a Eucaristia não houve nenhuma mulher entre os peritos e no Sínodo sobre a Vida Religiosa em 2001 houve uma apenas.
Estas mulheres figuram na lista papal de nomeações para o próximo sínodo. Fazem parte de um total de 41 peritos e 38 “observadores”.

Entre essas investigadoras estão três biblistas – Prof. Bruna Costacurta e a Irmã Nuria Calduch Benages (na primeira foto), ambas a leccionar na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, a Irmã Mary Jerome Obiorah, professora no seminário maior de Onitsha, Nigéria. Foi também nomeada Sara Butler (foto do meio), professora de dogmática no seminário Saint Joseph em Nova Iorque e uma das duas mulheres membros da Comissão Teológica Internacional. As outras duas mulheres peritos no Sínodo são Marguerite Léna (foto ao fundo), professora de filosofia na escola Madeleine Danièlou (para raparigas) em Paris; e a Irmã Germana Strola, monja trapista em Itália.

A VIDA QUESTIONA O EVANGELHO - 21 de Setembro (25º Dom. comum)

2008-09-17
A FAVA em Roma (sem ver o Papa)
Um grupo de 21 pessoas, com a Zaida, o frei Eugénio, Bruno e companhia

Como a beleza da terra nos pode conduzir à beleza do céu ! (Aqui no Museu do Vaticano).)
Foi um encontro com os passos dos primeiros cristãos (na imagem entrada das Catacumbas de São Calisto) e com o esplendor da cultura Romana.
2008-09-15
Ainda Bento XVI em Paris: desafios

a) o abismo que separa as gerações: dito de forma concreta, como transmitir a fé aos nossos filhos cuja cultura é completamente diferente;
b) de uma Europa outrora "cristã", i.e., composta por católicos, luteranos, calvinistas, anglicanos, ortodoxos... passamos a uma Europa multi-religiosa. No caso particular da França a segunda religião é o Islão.
c) Daí a pertinência da declaração do Concílio Vaticano II sobre a liberdade religiosa: é preciso respeito mútuo entre as crenças ao mesmo tempo que o dever do cristãos de testemunhar a sua fé no respeito para com os outros.
2008-09-14
Bento XVI em França e o jornalismo reumático
Mas onde estão as questões sobre as opiniões políticas dos católicos franceses (para mim ver a fotografia da ministra Aliot ou François Bayrou de capa da Ordem de Malta não me satisfaz...) sobre o momento geopolítico, sobre a relação entre Islão e catolicismo na França de hoje, sobre política económica, ou mesmo sobre a sua relevância nos partidos onde estão? Sobretudo não vi uma caracterização da Igreja Francesa pós-conciliar (muito diferente da Itália como se pode ver pela mensagem já publicada aqui) etc etc etc (podem acrescentar muitas mais nos contributos...).
Pareceu-me, para dizer a verdade, um jornalismo muito reumático...
P.S. A quem interessar Levillain, que começou por investigar na sua tese uma das personalidades mais importantes do chamado catolicismo social francês do séc. XIX ( Albert de Mun. Catholicisme Français et Catholicisme Romain du Syllabus au Ralliement.) também é autor da seguinte obra: Passion, tourment ou espérance ? Histoire de l'Apostolat des laïcs, en France, depuis Vatican II, 2003.
2008-09-11
A VIDA questiona o Evangelho de Domingo, 14 de Setembro
Assim como Moisés ergueu a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja erguido ao alto, a fim de que todo o que nele crê tenha a vida eterna.
Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna.
De facto, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.
2008-09-07
A Venezuela, conhece?
Hoje é clarinetista e ensina em um conservatório em Caracas. Trata-se de El sistema, uma iniciativa da autoria de um economista, organista e político que conseguiu ao longo de 30 anos apoio dos vários governos (hoje recebe um pouco abaixo do orçamento da Fundação Calouste Gulbenkian, i.e., 29 milhões de dólares).
Não pensem que é uma iniciativazinha qualquer. Claudio Abbado, Giuseppe Sinopoli, Zubin Mehta lá vão à Venezuela ensaiar orquestras e assim novos talentos venezuelanos lá vão povoando as orquestras internacionais.
Graças a essa iniciativa genial as orquestras juvenis proliferam e os miúdos são retirados das ruas e da deliquência.
Um deles tomará a direcção artística da Sinfónica de Los Angeles: Gustavo Dudamel. Esa-Pekka Salonen descobriu-o no Festival Mahler de Bamberg.
Alguma lição a colher daqui?...
2008-09-06
A vida questiona o Evangelho de Domingo, 6 de Setembro 2008
Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: "Se o teu irmão te ofender, vai ter com ele e repreende-o a sós. Se te escutar, terás ganho o teu irmão. Se não te escutar, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão fique resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas. Mas se ele não lhes der ouvidos, comunica o caso à Igreja; e se também não der ouvidos à Igreja, considera-o como um pagão ou um publicano. Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes na terra desligado no Céu; e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Digo-vos ainda: Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus. Na verdade, onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles".
2008-09-05
Dar a César
McCain não fez por menos e escolheu uma senhora impecavelmente anti-aborto, com circunstâncias auto-biográficas a darem mais realismo à sua posição.
Até uma jovem autora muçulmana Asma Gullan Osan (Why I am a Muslim) apareceu na CNN toda entusiasmada com o discurso de Palin. Não lhe agradou todavia a expressão "terrorismo islâmico" por considerar que ofende muçulmanos que o não apoiam.
O jogo entre religião e política é sério e, diria, violento. Reparem como ambos os partidos, puxa daqui puxa dali, piscam o olho ao eleitorado católico (1/4 do total).
Ora a descida da Igreja à liça é que nem sempre se sai bem. A posição do Arcebispo de Denver, por exemplo, faz parecer a eleição um referendo com uma única questão. Pior do que isso: faz o jogo dos políticos que sabem muito bem o que estão a fazer. E pior do que isso sai fora das linhas que o Papa estabeleceu nessa matéria.
Vamos citar a costumada sensatez do The Tablet: "Pedir à Igreja para não se meter na política é claramente irrazoável. Mas se os bispos católicos quiserem exercer influência política devem fazê-lo com uma apreciação mais subtil de questões complexas. Se não forem prudentes, os líderes da Igreja acabarão por ser cinicamente manipulados por aqueles cujo real interesse
não é a moralidade mas o poder."
Eu, por mim até acho que a Igreja, entenda-se nós cristãos e não apenas, mas também os Srs bispos e etc (cada um no seu devido lugar), se deveria meter mais. Mais ainda deviam levar a sua batalha pela vida a peito e em todas as questões, nomeadamente, nas questões de política externa que não sabemos quantos vidas mais vão ceifar... em nome de ... sei lá bem...
2008-08-28
A vida questiona do Evangelho de Domingo, 31 de Agosto
A partir desse momento, Jesus Cristo começou a fazer ver aos seus discípulos que tinha de ir a Jerusalém e sofrer muito, da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos doutores da Lei, ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar.
Tomando-o de parte, Pedro começou a repreendê-lo, dizendo: «Deus te livre, Senhor! Isso nunca te há-de acontecer!»
Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: «Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um estorvo, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens!»
Jesus disse, então, aos discípulos: «Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la.
Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Ou que poderá dar o homem em troca da sua vida?
Porque o Filho do Homem há-de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme o seu procedimento.
2008-08-26
A mulher que converteu Jesus
Dans les vies des gens heureux il y deux attitudes très courantes
qui sont opposées une à l’autre:
1- Le première est l’attitude de se protéger.
De protéger les personnes qui sont importantes pour eux,
ainsi que les valeurs qu’ils défendent.
On ne veux pas perdre ce qui est important pour vivre épanoui et heureux
Par rapport à la foi il arrive le même : on désire conserver, protéger et défendre les convictions religieuses et les habitudes dues à la foi chrétienne.
On cherche une bonne paroisse, des collèges catholiques, aussi des amis que partagent la foi catholique.
C’est comme une maison ou on ouvre les fenêtres pour laisser rentrer le soleil et pour regarder ce qui se passe au dehors,
mais la porte reste fermée.
2- Dans l’autre manière de vivre on choisit une attitude opposée: chercher la convivialité avec des gens qui ont des cultures différentes, désirer découvrir d’autres valeurs que les siennes.
Par rapport à la foi : on essaye de connaître autres fois et on cherche des occasions de dialoguer avec des personnes qui ont d’autres pratiques religieuses.
C’est comme une maison ou la porte s’ouvre pour laisser rentrer des différents
et par laquelle on sort pour aller les visiter.
Cette attitude a évidement des risques qui n’a pas la première.
Ce n’est pas étonnant que le peuple d’Israël, le peuple choisi para Dieu ai un grand souci de se protéger des influences religieuses païennes qui pouvaient l’éloigner de l’alliance et de la loi reçues de Dieu par Moïse.
3- La première attitude était celle dans laquelle Jésus a été éduqué et dans laquelle il vivait.
Dans la page d’évangile que nous venons d’entendre
Jésus manifeste clairement qu’il partage cette attitude de auto-défense vis-à-vis des païens. Jésus était un juif pieux fidèle à la loi de Dieu.
Donc il ne peux pas contacter avec cette femme païenne.
4- Cependant nous pouvons remarquer qu’il s’est opéré quelque chose de surprenant en Jésus :
De fait la persistance et le courage de cette femme non-juive
amène Jésus à sortir de l’attitude courante d’un juif pratiquant de la loi,
et à changer d’attitude, aller à la rencontre des demandes de cette femme païenne
entretenir un dialogue avec la cananéenne et accepter de guérir sa fille.
Et ce n’est pas tout : il va faire l’éloge de sa foi – elle qui n’était pas une fidèle juïve.
Nous savons que ce n’était pas la première fois, que cela arrivait à Jésus,
car selon l’évangile il avait déjà eu des attitudes disont « peux orthodoxes » avec des samaritains, des soldats romains païens, des pécheurs et pécheresses, des lépreux.
Mais cette fois-ci dans ce dialogue entre la païenne et Jésus est très clair :
elle réussit à le convaincre.
Jésus change d’attitude, on peut même dire :il se laisse « convertir », il accepte changer d’attitude para rapport à ceus de l’extérieur du peuple élu.
L’humilité, la persévérance, le courage de cette femme lui permetent de manifester son rôle de sauveur universel et non pas seulement d’un peuple.
Et surtout, la foi de la cananéenne devient un modèle pour les disciples de Jésus :
« Ó femme grande est ta foi ! ».
Ce changement d’attitude de Jésus aura une grande importance dans la prédication et la pratique des premiers chrétiens :
au centre du message et du témoignage chrétiens il est le ministère de la réconciliation :
d’abord faire tomber le mur entre chrétiens d’origine juive et d’origine païenne
et ensuite la mission de réconciliation universelle, pour que le monde devienne une maison fraternelle.
Voici qu’avec Jésus, est inauguré un monde nouveau, un monde réconcilié. Un monde où « il n’y a plus ni Juif ni Grec, … », dira saint Paul.
Une cananéenne … un Zachée … un centurion peu importe
Ces personnages sont tout simplement la « porte » qui nous ouvre à la manière d’aimer de Jésus.
A nous de passer par cette porte.
Pour cela, il y faut développer l’ouverture d’esprit et de cœur.
Il faut apprendre à aller à la rencontre de l’autre, vouloir le comprendre dans sa culture et dans ses convictions différentes des nôtres.
Notre conversion au Christ nous demande de nous « convertir », de nous tourner vers les autres pour les rencontrer vraiment.
Qui est la Cananéenne pour nous ?
Il y en a des millions et des millions.
Tous ceux qui ne pensent pas comme nous. Nous en trouvons partout, y compris dans notre propre famille
Probably you and I owe the fact that we are Christians today to the heroism of this woman who dismantled the wall of intolerance between Jews and Gentiles.
We need to consult this woman in this Eucharist,
asking her to teach us how to go about dismantling the structures that create undue division.
The first thing she teaches us in our Christian vocation to reconcile all humankind to God is courage.
She was so small that, she addresses Jesus by his proper Messianic titles: “Have mercy on me, Lord, Son of David” (verse 22),
Jesus ignored her: “He did not answer her at all” (verse 23a).
Most people at this point, would give up and accept defeat.
But not our Canaanite sister.
Rather she intensifies her efforts and embarks on a one-woman demonstration to the point that the disciples had to ask Jesus to do something about it: “Send her away, for she keeps shouting after us” (verse 23b).
Her courage finally paid off.
The second thing we can learn from this woman is focus or what the civil rights movement calls “keep your eyes on the prize.”
But with focus and with her eyes on the prize, she made it.
She is a model of non-violence, if you figure that the words of Jesus to her were unjustified verbal assault on her and on her people.
Finally, it was Jesus who gave in: “Woman, great is your faith! Let it be done for you as you wish” (verse 28) and the woman got what she wanted.
The message of this single woman outsider to every one of us today is:
Be not afraid. Be not afraid to challenge prejudice and falsity even in high places, even in religious high places.
Frei Eugénio, homilia do dia 17 de Agosto.
Maquilhagem
O texto completo pode ser lido aqui (com um video a ilustrar).
Obrigado ao Optimista por opção por mais esta dica.
2008-08-24
A VIDA questiona o Evangelho
Ao chegar à região de Cesareia de Filipe, Jesus fez a seguinte pergunta aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?»
Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum dos profetas.»
Perguntou-lhes de novo: «E vós, quem dizeis que Eu sou?»
Tomando a palavra, Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.»
Jesus disse-lhe em resposta: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu.
Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela.
Dar-te ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.»
Depois, ordenou aos discípulos que a ninguém dissessem que Ele era o Messias.
2008-08-22
Leitura de férias

Recomendo este livro do dominicano irlandês Jerome Murphy-O'Connor (professor da Escola Bíblica de Jerusalém).
"O autor, detentor de um excelente conhecimento das fontes e dos documentos da época, não faz ficção da vida de Paulo, nem sequer coloca diálogo algum na sua boca, simplesmente guia o leitor na descoberta dos sentimentos do Apóstolo, que se manifestam nas suas cartas."
Neste ano dedicado a Paulo vale mesmo a pena ler / estudar este livro. Oportunamente espero colocar no Regador alguns tópicos para dar uma pequena amostra do interesse deste livro agora publicado pelas edições Paulinas.
2008-08-08
A VIDA questiona o Evangelho
Depois, Jesus obrigou os discípulos a embarcar e a ir adiante para a outra margem, enquanto Ele despedia as multidões.
Logo que as despediu, subiu a um monte para orar na solidão. E, chegada a noite, estava ali só.
O barco encontrava-se já a várias centenas de metros da terra, açoitado pelas ondas, pois o vento era contrário.
De madrugada, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar.
Ao verem-no caminhar sobre o mar, os discípulos assustaram-se e disseram: «É um fantasma!» E gritaram com medo.
No mesmo instante, Jesus falou-lhes, dizendo: «Tranquilizai-vos! Sou Eu! Não temais!»
Pedro respondeu-lhe: «Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter contigo sobre as águas.»
«Vem» disse-lhe Jesus. E Pedro, descendo do barco, caminhou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mas, sentindo a violência do vento, teve medo e, começando a ir ao fundo, gritou: «Salva-me, Senhor!»
Imediatamente Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e disse-lhe: «Homem de pouca fé, porque duvidaste?»
E, quando entraram no barco, o vento amainou.
Os que se encontravam no barco prostraram-se diante de Jesus, dizendo: «Tu és, realmente, o Filho de Deus!»