2009-01-31

Dois pesos?

O Vaticano silencia o jesuíta Roger Haight
Foi proibido de ensinar teologia em qualquer lugar, mesmos em institutos não católicos, e de publicar livros ou ensaios teológicos.

Bento XVI revogou a excomunhão de 4 bispos ordenados ilegitimamente por Marcel Lefebvre en 1988
A excomunhão tinha sido "latae sententiae", ou seja, automática, simplesmente por terem levado a cabo essa acção.

A Vida questiona o Evangelho


Mc. 1,21-28.
Entraram em Cafarnaúm. Chegado o sábado, veio à sinagoga e começou a ensinar.
E maravilhavam-se com o seu ensinamento, pois os ensinava como quem tem autoridade e não como os doutores da Lei.
Na sinagoga deles encontrava-se um homem com um espírito maligno, que começou a gritar:
«Que tens a ver connosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos arruinar? Sei quem Tu és: o Santo de Deus.»
Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem.»
Então, o espírito maligno, depois de o sacudir com força, saiu dele dando um grande grito.
Tão assombrados ficaram que perguntavam uns aos outros: «Que é isto? Eis um novo ensinamento, e feito com tal autoridade que até manda aos espíritos malignos e eles obedecem-lhe!»
E a sua fama logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.

2009-01-24

A Vida questiona o Evangelho

Mar da Galileia
Mc 1,14-20

Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galileia, e proclamava o Evangelho de Deus, 
dizendo: «Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho.» 

Passando ao longo do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. 

E disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens.» 
Deixando logo as redes, seguiram-no. 

Um pouco adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco a consertar as redes, e logo os chamou.
E eles deixaram no barco seu pai Zebedeu com os assalariados e partiram com Ele.

2009-01-23

UMA LIÇÃO DE DEMOCRACIA

Na sequência do comentário do Bruno, permitam-me que diga que o complementário tem pouco espírito democrático.

Explico o que digo: no sistema democrático que temos, a sua força não está tanto no sistema representativo, por via de eleições, mas na LIBERDADE DE PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS A TODOS OS NÍVEIS.

Sendo assim, aqui vai uma pequena história vivida por mim em finais de 1974.

Tinha havido o 25 de Abril e o liceu Garcia de Orta, no Porto, estava em polvorosa politica e ideológica. Uma professora muito revolucionária, fazia uma zelosa campanha nas aulas pela libertação sexual dos alunos e alunas, sugerindo que começassem a fazê-lo já ali na escola. As sugestões prática eram mesmo descabeladas. Claro que um numeroso grupo de pais indignados dirigiram-se ao Dr. Sá Carneiro, já então em destaque político, e que tinha uns filhos nesse liceu, para intervir junto da direcção do liceu.

E o Dr. Sá Carneiro disse-lhes mais ou menos isto: "Agora estamos em democracia! A cunha não é o método apropriado! Juntem-se e tratem do assunto junto da direcção ou de quem toma decisões. Eu sou apenas um pai entre outros." Nunca mais me esqueci desta lição de participação democrática.

Lamentar as falhas e trapalhices dos eleitos alivia a tensão nervosa, enquanto desenvolve o cepticismo na democracia.

Meu caro Bruno e outros democratas que leiam este comentário: juntemo-nos, pois a união faz a força e tratemos de conversar, pensar e actuar,pelos meios possíveis, para fazer mudar o que entendemos ser importante. E há uma coisa que conseguimos certamente: MUDARMO-NOS A NÓS MESMOS! E isso não é já muito bom?

E claro, com alguma persistência, alguma coisa que se consegue mudar a nível pessoal, profissional, regional, nacional e para os cristão... até a nível eclesial.

Bem haja quem faz este blogue e quem nele participa. É um bom pequeno exemplo do que digo.

2009-01-22

Semana de oração pela unidade dos cristãos




Senhor Jesus
pela força do teu Espirito,
aproxima os cristãos divididos.
Que as Igrejas cristãs unam esforços
para testemunharem o teu Amor
para levar à unidade
os filhos de Deus dispersos.

Amen

2009-01-21

Change as come


A eleição de Barack Obama é uma onda de promessas.


É muito importante que não desiluda a esperança que nele os americanos e o mundo depositam.


Para já entra uma lufada de ar fresco, e a mudança começa.



- publicação na net de todos os despachos e decisões do Presidente;

- publicação na net, por 5 dias, de todos os projectos de lei, a fim de recolher sugestões e comentários de todos os interessados.



Oxalá o seu exemplo seja seguido entre nós: no governo, nas igrejas, nas organizações.


Cabe-nos a nós reclamar esse direito de participação desde já.

2009-01-18

A VIOLÊNCIA NA PALESTINA

Imagine que os espanhóis construiram aldeias espanholas dentro de Portugal, expulsando pela força das armas os portugueses que viviam nessas zonas.
Continue a imaginar que o exército espanhol manda cercar Braga, Viseu e Évora com uma muralha de cimento...

Como se sentiria, se lá vivesse nessas terras ou cidades?
Como reagiria?

Agora deixe de imaginar e encare a realidade:
em vez de Portugal é a Palestina
e em vez da Espanha é Israel.

Como é que tudo isto começou?

É o que este diaporama da mensagem de baixo lhes quer apresentar.

eb e am

Palestina: de onde vem a violência ?

Porquê a Violência na Palestina

2009-01-17

A Vida questiona o Evangelho

Jo. 1,35-42.
No dia seguinte, João encontrava-se de novo ali com dois dos seus discípulos.
Então, pondo o olhar em Jesus, que passava, disse: «Eis o Cordeiro de Deus!»
Ouvindo-o falar desta maneira, os dois discípulos seguiram Jesus.
Jesus voltou-se e, notando que eles o seguiam, perguntou-lhes: «Que pretendeis?» Eles disseram-lhe: «Rabi que quer dizer Mestre onde moras?»
Ele respondeu-lhes: «Vinde e vereis.» Foram, pois, e viram onde morava e ficaram com Ele nesse dia. Eram as quatro da tarde.
André, o irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João e seguiram Jesus.
Encontrou primeiro o seu irmão Simão, e disse-lhe: «Encontrámos o Messias!» que quer dizer Cristo.
E levou-o até Jesus. Fixando nele o olhar, Jesus disse-lhe: «Tu és Simão, o filho de João. Hás-de chamar-te Cefas» que significa Pedra.

2009-01-15

Como se visse o invisível


Instruções: coloque o rato em cima da letra 'A' abaixo, dê um clic, e arraste-o até a letra 'O'. Observe o que acontece...

AINDA QUE NÃO POSSA VER , ..... DEUS ESTÁ CONTIGO.

Se gostou... Vamos rezar uns momentos a Jesus:

Hoje,
Senhor, agradeço-Te pela noite onde pude dormir, pelos cobertores que me aqueceram, pela Paz que tenho no meu país, pelos alimentos que refazem as minhas forças e por quem os prepara, por mais um dia de trabalho.
E principalmente Jesus, agradeço-Te por mais um dia de vida.
Abençoa, Senhor, os meus familiares, os meus amigos e também aqueles de quem não gosto e os que me fizeram mal, porque eles também precisam de Ti.
Amen.
Frei Eugénio

2009-01-13

Por estes dias: Bispos da Europa e EUA na Terra Santa

De 10 a 15 de janeiro, tem lugar a tradicional visita à Terra Santa dos bispos da comissão de coordenação das Conferências Episcopais da Europa e dos EUA, para apoiar a Igreja Católica e os cristãos dos lugares santos.

O bispo Kelly renova seu apelo «ao cessar imediato de toda violência em Gaza». «O conflito tem raízes profundas, mas se deve acabar com o bloqueio de toda ajuda humanitária – diz o arcebispo. É urgente uma liderança sábia e valente que possa conseguir a paz e relegar a violência ao passado.

Não se pode permanecer calados perante a injustiça, mas proclamar a reconciliação. Este é o objetivo de nossa visita à Terra Santa».

«O objetivo da comissão de coordenação – explica o prelado inglês – sempre foi estar ao lado das Igrejas na Terra Santa, em fidelidade aos dois mandamentos de Deus: nunca permanecer calados frente à injustiça e à violência e proclamar sempre e viver a reconciliação querida por Nosso Senhor naquele monte chamado Calvário».

Estão previstas também visitas ao presidente israelense Simon Peres e ao palestino Abu Mazen.

O Pe. Jerome Murphy-O'Connor (autor já aqui referido, reputado especialista Paulino) oferecerá uma reflexão teológica sobre «São Paulo em Jerusalém».
Fonte: Zenit

O Inferno de Gaza II

Deve ser a primeira vez na longa história das guerras que uma população é submetida a uma guerra cruel sem poder fugir para lado nenhum. Como se fosse uma guerra dentro de uma prisão. Apenas lhes abrem as portas para entrar a comida e alguns remédios a conta-gotas, para não morrerem todos oa mesmo tempo. O porta-voz da Cruz Vermelha disse com conhecimento de causa "que não há nenhum lugar seguro para os civis em Gaza".
Que as nossas consciências se deixem interpelar! Vem Emanuel, vem!
Frei Eugénio

Vale a pena ler esta declaração do Prof. Richard Falk, Relator Especial das Nações Unidas para Direitos Humanos nos Territórios Ocupados:
"Os ataques aéreos israelenses à Faixa de Gaza representam violações severas e maciças do direito humanitário internacional tal como definido nas Convenções de Genebra, tanto em relação às obrigações do Poder Ocupante como quanto às exigências das leis da guerra.
Estas violações incluem:

Punição colectiva – todos os 1,5 milhão de pessoas que vivem na congestionada Faixa de Gaza estão a ser punidos pelas acções de uns poucos militantes.
Alvejar civis – os ataques aéreos foram destinados a áreas civis numa das mais congestionadas áreas de terra do mundo, certamente a área mais densamente povoada do Médio Oriente.

Resposta militar desproporcionada – os ataques aéreos não só destruíram todas as instalações de polícia e segurança do governo de eleito de Gaza como também mataram e feriram centenas de civis; pelo menos um ataque atingiu confirmadamente grupos de estudantes que tentavam encontrar transporte de casa para a universidade.

As acções israelenses anteriores, especificamente a selagem completa de entradas e saídas de e para a Faixa de Gaza provocou severa escassez de produtos médicos e de combustível (bem como de alimentos), resultando na incapacidade das ambulâncias para atenderem aos feridos, a incapacidade dos hospitais para proporcionarem cuidados adequados ou os equipamentos necessários para os feridos e a incapacidade dos médicos e outros trabalhadores da saúde na Gaza cercada para tratarem convenientemente as vítimas."

2009-01-12

O inferno de Gaza

Vale a pena ler este post do Zé Maria Brito, agora com participação regular no "Toques de Deus".

E também este relato de António Couto, bispo auxiliar de Braga.

2009-01-09

Baptismo de Jesus


A Vida questiona o Evangelho

EVANGELHO Mc 1, 7-11


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, João começou a pregar, dizendo: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu baptizo na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo». Sucedeu que, naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi baptizado por João no rio Jordão. Ao subir da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito, como uma pomba, descer sobre Ele. E dos céus ouviu-se uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência».

Epifania II

Pequena meditação de Pierre Teilhard de Chardin (Le milieu divin, p. 202) a propósito da festa da epifania:

Epiphanie
Lève la tête, Jérusalem, regarde la foule immense de ceux qui construisent
et de ceux qui cherchent.
dans les laboratoires, dans les studios, dans les déserts, dans les usines,
dans l’énorme creuset social,
les vois-tu, tous ces hommes qui peinent ?
Eh bien ! Tout ce qui fermente par eux, d’art, de science, de pensée,
tout cela est pour toi.
Allons, ouvre tes bras, ton cœur, et accueille, comme ton Seigneur Jésus,
le flot, l’inondation de la sève humaine.
Reçois-la, cette sève, -car sans son baptême, tu t’étioleras sans désir,
comme la fleur sans eau ;
et sauve-la, puisque, sans ton soleil,
elle se dispersera follement en tiges stériles.
Frei Eugénio

2009-01-03

Epifania

Epifania de Navasa

A Vida questiona o Evangelho

Mt. 2,1-12.
Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, chegaram a Jerusalém uns magos vindos do Oriente. E perguntaram: «Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.»
Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes perturbou-se e toda a Jerusalém com ele. E, reunindo todos os sumos sacerdotes e escribas do povo, perguntou-lhes onde devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades da Judeia; porque de ti vai sair o Príncipe que há-de apascentar o meu povo de Israel.»
Então Herodes mandou chamar secretamente os magos e pediu-lhes informações exactas sobre a data em que a estrela lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse-lhes: «Ide e informai-vos cuidadosamente acerca do menino; e, depois de o encontrardes, vinde comunicar-mo para eu ir também prestar-lhe homenagem.»
Depois de ter ouvido o rei, os magos puseram-se a caminho. E a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou.
Ao ver a estrela, sentiram imensa alegria; e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, adoraram-no; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra.
Avisados em sonhos para não voltarem junto de Herodes, regressaram ao seu país por outro caminho.

2008-12-31

Taizé em Bruxelas


40.000 jovens de toda a Europa e dos outros continentes estão reunidos em Bruxelas de 29 de Dezembro a 2 de Janeiro a convite da Comunidade de Taizé.

É o 31º Encontro Europeu de Jovens animado por Taizé.

Esta nova etapa segue-se ao recente encontro africano que reuniu 7.000 jovens de 15 países africanos em Nairobi, no Quénia, de 26 a 30 de Novembro.

O irmão Alois, sucessor do irmão Roger, publicou a «Carta do Quénia» para o Encontro de Bruxelas. É este texto que vai inspirar os tempos de reflexão durante o Encontro Europeu.

Pode
ler-se aqui na íntegra.

Dela destacamos:

"Desde a ressurreição de Cristo, já não podemos desesperar por causa do mundo nem por causa de nós próprios.
Desde então, o sopro de Deus, o Espírito Santo, é-nos dado para sempre. Pelo seu Espírito que habita nos nossos corações, Deus diz sim àquilo que nós somos. Nunca nos cansaremos de ouvir estas palavras do profeta Isaías: «O Senhor elegeu-te como preferida, e a tua terra receberá um esposo.»
Aceitemos então aquilo que somos ou que não somos, procuremos ir até ao ponto de assumir tudo o que não escolhemos e que contudo faz parte da nossa vida. Ousemos criar mesmo que seja partindo do que não é perfeito. E encontraremos liberdade. Mesmo sobrecarregados de fardos, receberemos a nossa vida como um dom e cada dia como um dia de Deus."

2008-12-27

A Vida questiona o Evangelho

Lc. 2,22-40.
Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: «Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor» e para oferecerem em sacrifício, como se diz na Lei do Senhor, duas rolas ou duas pombas.
Ora, vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão; era justo e piedoso e esperava a consolação de Israel. O Espírito Santo estava nele.
Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor.
Impelido pelo Espírito, veio ao templo, quando os pais trouxeram o menino Jesus, a fim de cumprirem o que ordenava a Lei a seu respeito.
Simeão tomou-o nos braços e bendisse a Deus, dizendo:
«Agora, Senhor, segundo a tua palavra, deixarás ir em paz o teu servo,
porque meus olhos viram a Salvação

que ofereceste a todos os povos,
Luz para se revelar às nações e glória de Israel, teu povo.»
Seu pai e sua mãe estavam admirados com o que se dizia dele.
Simeão abençoou os e disse a Maria, sua mãe: «Este menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma. Assim hão-de revelar-se os pensamentos de muitos corações.»
Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, a qual era de idade muito avançada. Depois de ter vivido casada sete anos, após o seu tempo de donzela, ficou viúva até aos oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, participando no culto noite e dia, com jejuns e orações.
Aparecendo nessa mesma ocasião, pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.
Depois de terem cumprido tudo o que a Lei do Senhor determinava, regressaram à Galileia, à sua cidade de Nazaré.
Entretanto, o menino crescia e robustecia-se, enchendo-se de sabedoria, e a graça de Deus estava com Ele.

2008-12-25

Paz aos homens de boa vontade!

No princípio existia o Verbo; o Verbo estava em Deus; e o Verbo era Deus.
No princípio Ele estava em Deus.

Por Ele é que tudo começou a existir; e sem Ele nada veio à existência.
Nele é que estava a Vida de tudo o que veio a existir. E a Vida era a Luz dos homens.
A Luz brilhou nas trevas, mas as trevas não a receberam.

Ele estava no mundo e por Ele o mundo veio à existência, mas o mundo não o reconheceu.

E o Verbo fez-se homem e veio habitar connosco.

2008-12-21

There's probably no God


Anselmo Borges dá-nos a notícia no DN de Sábado:
"É possível que já em Janeiro, nas ruas de Londres, as pessoas se deparem com cartazes no exterior dos autocarros com estes dizeres: "There's probably no God. Now stop worring and enjoy your life" (Provavelmente Deus não existe. Então, deixe de preocupar-se e desfrute a vida).
Trata-se de uma campanha publicitária a favor do ateísmo, promovida pela Associação Humanista Britânica e apoiada pelo célebre biólogo darwinista R. Dawkins, professor da Universidade de Oxford, ateu militante e, segundo muitos, fundamentalista."

"Se a primeira parte obriga os crentes a pensar, retirando da fé tudo o que de ridículo - pense-se em todas as superstições - lhe tem andado colado, a segunda tem de levá-los a "evangelizar" Deus. É preciso, de facto, reconhecer que houve e há muitos a quem "Deus" tolheu a vida, de tal modo que teria sido preferível nunca terem ouvido falar no seu nome - pense-se no horror do inferno, nas guerras e ódios em seu nome, no envenenamento da sexualidade, na estreiteza e humilhação a que ficaram sujeitos."


Para além da notícia fica o desafia de AB:
"Agora que está aí o Natal, é ocasião para meditar no Deus que manifesta a sua benevolência e magnanimidade criadoras no rosto de uma criança. Jesus não veio senão revelar que Deus é amor, favorável a todos os homens e mulheres e querendo a sua realização plena. Perante um "deus" que os humilhasse e escravizasse, só haveria uma atitude digna: ser ateu."

Ver a notícia da BBC aqui.

2008-12-20

A Vida questiona o Evangelho

Lc. 1,26-38.
Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

2008-12-13

A Vida questiona o Evangelho

Jo 1,6-8.19-28.
Apareceu um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este vinha como testemunha, para dar testemunho da Luz e todos crerem por meio dele. Ele não era a Luz, mas vinha para dar testemunho da Luz. Este foi o testemunho de João, quando as autoridades judaicas lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: «Tu quem és?» Então ele confessou a verdade e não a negou, afirmando: «Eu não sou o Messias.» E perguntaram-lhe: «Quem és, então? És tu Elias?» Ele disse: «Não sou.» «És tu o profeta?» Respondeu: «Não.» Disseram-lhe, por fim: «Quem és tu, para podermos dar uma resposta aos que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo?» Ele declarou: «Eu sou a voz de quem grita no deserto: 'Rectificai o caminho do Senhor', como disse o profeta Isaías.» Ora, havia enviados dos fariseus que lhe perguntaram: «Então porque baptizas, se tu não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?» João respondeu-lhes: «Eu baptizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. É aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias.» Isto passou-se em Betânia, na margem além do Jordão, onde João estava a baptizar.

2008-12-11

Sempre um acto de primavera


Manuel de Oliveira faz hoje 100 anos. Quem quiser ver o Câmara Clara do último Domingo poderá ver uma discussão inteligente e bem humorada com a participação de João Lopes e João Mário Grilo sobre a sua obra e os estereótipos que a mancham. "Filmes longos? - dizia João Lopes - Um episódio do Harry Potter dura mais do que a média dos seus últimos 20 filmes...". Filmes divorciados do público? João Mário Grilo respondia que os seus filmes são feitos para o espectador ("Como ele costuma dizer com alguma maledicência, 'públicos são os urinóis") e que, por exemplo, Amor de Perdição perguntava ao espectador de 1978 se ainda era capaz de amar assim.

2008-12-10

Para ajudar a reflectir sobre a crise


Para nos ajudar a reflectir sobre a crise actual e como a ela podemos reagir vale a pena ver este texto do Princípe El Hassan, na ocasião em que recebeu o "Augsburg Peace Prize" (prémio já atribuido, entre outras pessoas, a Chiara Lubich).

El Hassan é um erudito, poliglota e autor de vários livros.

Tem assumido posições originais e inovadoras no dicurso do Médio Oriente, destacando-se nos esforços que tem feito para fazer pontes entre o mundo Islâmico e o Ocidente.

Termina o seu discurso com um desafio:

"Can we make the adjustment from the Market State to the global
commons before greater ecological, social and political turbulence
occurs? It is for you now to decide."