2006-06-21

Reza a teu Pai presente no segredo

comentário ao Evangelho de Hoje retirado de www.evangelhoquotidiano.org
escrito pelo Santo [Padre] Pio de Pietrelcina (1887-1968), capuchinho

“Fecha a porta e reza ao teu Pai que está presente no segredo”
Sê assíduo à oração e à meditação.
Disseste-me que já tinhas começado. Isso é um enorme consolo para um Pai que te ama como Ele te ama! Continua, pois, a progredir nesse exercício de amor a Deus. Dá todos os dias um passo: de noite, à suave luz da lamparina, entre as fraquezas e na secura de espírito; ou de dia, na alegria e na luminosidade que deslumbra a alma […].
Se conseguires, fala ao Senhor na oração, louva-o. Se não conseguires, por não teres ainda progredido o suficiente na vida espiritual, não te preocupes: fecha-te no teu quarto e põe-te na presença de Deus. Ele ver-te-á e apreciará a tua presença e o teu silêncio. Depois, pegar-te-á na mão, falará contigo, dará contigo cem passos pelas veredas do jardim que é a oração, onde encontrarás consolo.
Permanecer na presença de Deus com o simples fito de manifestar a nossa vontade de nos reconhecermos como seus servidores é um excelente exercício espiritual, que nos faz progredir no caminho da perfeição.Quando estiveres unido a Deus pela oração, examina quem és verdadeiramente; fala com Ele, se conseguires; se te for impossível, detém-te, permanece diante dele. Em nada mais te empenhes como nisso.

4 comentários:

  1. A propósito deste excelente comentário que muito nos pode ajudar na oração, vale a pena reler (ou ler) um texto sobre "O valor do silêncio" publicado no site de Taizé com o seguinte endereço:

    http://www.taize.fr/pt_article1720.html

    umamigo

    ResponderEliminar
  2. "Permanecer na presença de Deus"

    ResponderEliminar
  3. se é certo que o silêncio é de ouro,
    as palavras dos amigos são, sem dúvida o azul

    ResponderEliminar
  4. Great site lots of usefull infomation here.
    »

    ResponderEliminar