2007-06-07

«Corpo de Deus»

Lc. 9,11-17.
Mas as multidões, que tal souberam, seguiram-no. Jesus acolheu-as e pôs-se a falar-lhes do Reino de Deus, curando os que necessitavam. Ora, o dia começava a declinar.
Os Doze aproximaram-se e disseram-lhe: «Despede a multidão, para que, indo pelas aldeias e campos em redor, encontre alimento e onde pernoitar, pois aqui estamos num lugar deserto.»
Disse-lhes Ele: «Dai-lhes vós mesmos de comer
Retorquiram: «Só temos cinco pães e dois peixes; a não ser que vamos nós mesmos comprar comida para todo este povo!» Eram cerca de cinco mil homens.
Jesus disse aos discípulos: «Mandai-os sentar por grupos de cinquenta.» Assim procederam e mandaram-nos sentar a todos.
Tomando, então, os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu, abençoou-os, partiu-os e deu-os aos discípulos, para que os distribuíssem à multidão.
Todos comeram e ficaram saciados; e, do que lhes tinha sobrado, ainda recolheram doze cestos cheios.

1 comentário:

  1. No comentário do «Evangelho Quotidiano» está esta oração de S. Tomás de Aquino (1225-1274, teólogo dominicano, doutor da Igeja)

    "O pão dos anjos, o pão do caminhante, o verdadeiro pão dos filhos de Deus" (sequência da festa)

    Deus todo poderoso e eterno, eis que me aproximo do sacramento do teu Filho único, nosso Senhor Jesus Cristo. Doente, venho ao médico de quem depende a minha vida; manchado, venho à fonte da misericórdia; cego, venho ao foco da luz eterna; pobre e desprovido de tudo, venho ao Senhor do céu e da terra.

    Imploro, pois, a tua imensa, a tua inesgotável generosidade, a fim de que te dignes curar as minhas enfermidades, lavar as minhas manchas, iluminar a minha cegueira, cumular a minha indigência, cobrir a minha nudez; e que, assim, eu possa receber o pão dos anjos (Sl 77,25), o Rei dos reis, o Senhor dos senhores (1Tm 6,15), com toda a reverência e humildade, com toda a contrição e devoção, com toda a pureza e fé, com toda a firmeza de propósito e rectidão de intenção que a salvação da minha alma requer.

    Concede-me, suplico-te, que não receba apenas o sacramento do Corpo e Sangue do Senhor, mas toda a força e eficácia desse sacramento. Deus cheio de doçura, concede-me que receba tão bem o Corpo do teu Filho único, nosso Senhor Jesus Cristo, esse corpo material que Ele recebeu da Virgem Maria, que mereça ser incorporado no seu Corpo místico e contado entre os seus membros.

    Pai cheio de amor, concede-me que esse Fiho bem amado que me preparo para receber agora da forma velada que convém ao meu estado de peregrino, eu possa um dia contemplar de rosto descoberto e para a eternidade, Ele que, sendo Deus, vive e reina contigo, na unidade do Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amen.

    ResponderEliminar