2007-07-23

No Campo da FAVA



Autor: Bruno Melo, Campo da FAVA, 22/07/2007

1 comentário:

  1. O Olhar de Jesus

    Há muito que não tinha tempo para escrever par este nosso blog ao qual prometo regressar em breve mais assiduamente.

    Entretanto, como estive há dois dias em visita ao Campo da FAVA (e que saudades tive dos tempos em que também andei por lá) tive oportunidade de entrar na Capela que os animadores e os jovens prepararam para as Celebrações e vi o quadro que aqui está reproduzido. Sentei-me um pouco para apreciar a paz que sempre consigo sentir quando procuro a presença de Jesus e vi este quadro. Na altura não lhe dei grande importância, talvez porque a imagem de Cristo Crucificado me absorveu totalmente porque queria procurar o Olhar do meu Senhor.

    Hoje, por acaso, encontrei, ao procurar esclarecer-me sobre o Olhar de Jesus no Evangelho, um texto que me pareceu muito a propósito como meditação sobre esta pintura que está no Campo e que a seguir reproduzo:

    (...)

    «Mas Pedro disse: Homem, não sei o que dizes.
    Imediatamente, enquanto ele ainda falava,o galo cantou e o Senhor, voltando-Se, fixou o olhar em Pedro... E Pedro, saindo,
    chorou amargamente».

    Eu tinha um relacionamento bastante bom com o Senhor. Conversava com Ele, pedia-Lhe coisas, louvava-O, agradecia-Lhe. Mas tinha sempre um sentimento ou sensação inesquecível de que Ele queria que eu olhasse bem no fundo dos Seus olhos... E isto eu não queria. Conversava muito, mas desviava os olhos, cada vez que percebia que Ele estava a olhar para mim. Sim, olhava sempre para outro lado. E eu sabia porquê! Tinha medo. Receava encontrar uma acusação nos olhos d´Ele: algum pecado não arrependido. Mas pensava também poder encontrar, naquele olhar, algum pedido: algo que Ele quisesse de mim.Um dia, finalmente, juntei toda a minha coragem e olhei! Não havia acusação alguma. Nem exigência ou pedido. Aqueles olhos diziam-me, simplesmente: «Eu amo-te!». Nessa altura eu olhei-os ainda mais no fundo com a persistência de quem procura algo. Nada encontrei, apenas a mensagem de sempre: «Eu amo-te!». Como Pedro, também eu saí... e chorei.
    in "O canto do pássaro" de Anthony de Mello

    (...)

    Foi depois de ler este texto que me apercebi que também a imagem da pintura não olha em frente e que para vermos Jesus e recebermos a Sua ajuda é necessário ter a coragem de O olhar nos olhos.

    Mas voltarei a este tema do Olhar de Jesus pois penso que muito podemos aprender se percebermos melhor como Jesus nos olha.

    Hoje vou rezar pelo êxito do Campo da FAVA e pedir, também, ao Senhor que me ensine a olhar os outros nos olhos, enfrentando os meus medos e despindo-me dos meus disfarces perante eles para poder ir ao encontro do meu irmão em Cristo e descobrir nele a presença de Jesus.

    ResponderEliminar