2008-04-29

A room of her own: Santa Catarina de Sena







Perdão pelo empréstimo da expressão de Virginia Woolf, mas é precisamente isso que Santa Catarina conseguiu (1347 - Roma, 29 Abril de 1380): conquistou o seu espaço na vida da Igreja e da Europa.


É uma personalidade central de um século aflitivo para a Europa e para a Igreja: a Peste Negra e a divisão da Igreja em dois papados (um em Roma e outro em Avinhão).


Há varias coisas a admirar nesta mulher: escreve e ensina a ponto de se impor ao mais alto nível na Igreja - e não apenas durante a sua breve vida; é uma leiga (fazia parte do ramo do laicado da Ordem Dominicana) e bateu-se pela reforma da Igreja (o que lhe trouxe não poucos dissabores) mantendo uma activa correspondência com várias personalidades, sendo mesmo consultada por legados papais a respeito de assuntos da Igreja.


Dois pensamentos sobre o que Santa Catarina de Sena nos ensina nos seus escritos: uma linguagem desassombradamente amorosa para exprimir a sua relação com Cristo (a quem chamava "minha doçura, meu amor"); o acento colocado sobre o auto-conhecimento como elemento essencial para a o crescimento interior - ou como lhe chamou em uma das suas cartas, "o quarto do verdadeiro auto-conhecimento".

4 comentários:

  1. Uma belissima apresentação de Santa catarina de Sena que diz muito dela em piucas palavras.
    E o título: "A room of her own" diz muito sobre o seu génio espiritual.
    Bem hajas Armando
    Do frei op Eugénio

    Uma nota para quem conhece pouco esta padroeira da Europa: era uma cristã leiga e dominicana

    ResponderEliminar
  2. A iconografia ilude a respeito da sua condição de leiga porque a vemos sempre com hábito (véu e túnica).Pensamos que o hábito é próprio de freira ou monja. Mas não é assim. No séc. XIV os leigos usavam o hábito da Ordem religiosa a que se associavam (continuando leigos no entanto).

    ResponderEliminar
  3. "Embora analfabeta, ditava as suas cartas endereçadas aos papas, aos reis e líderes, como também ao povo humilde. Foi, enfim, uma mulher empenhada social e politicamente e exerceu grande influência religiosa na Igreja de seu tempo. As suas atitudes não deixaram de causar perplexidade nos seus contemporâneos. Adiantou-se séculos aos padrões de sua época, quando a participação da mulher na Igreja era quase nula ou inexistente. Deixou-nos o "Diálogo sobre a Divina Providência", uma exposição clara das suas ideias teológicas e da sua mística, o que coloca Santa Catarina de Sena entre os Doutores da Igreja. Morreu aos 33 anos de idade, no dia 29 de Abril de 1380."
    Retirado de http://www.ecclesia.pt/santos/abril/29.htm
    Obrigado por me terem dado a conhecer e simultaneamente a procurar na internet, dados sobre Catarina de Sena. Obrigado por existirem, e obrigado Frei Eugénio por me ter recomendado este blog. Parabéns a todos os que se esforçam para que o Regador continue.
    Paula Henriques

    ResponderEliminar
  4. Também gostei deste post - claro e consiso - que nos lembra Catarina de Sena.
    Ela foi, tanto quanto sei, a leiga mais influente na vida da Igreja, e ao mais alto nível.
    Haverá algum site com a correspondência de Catarina de Sena em português?

    ResponderEliminar