2008-05-12

Novas práticas?

Por falar em missas...
Vale a pena ler esta notícia:
25 % dos católicos de França declaram-se praticantes.
Mas apenas 7% dos católicos de França vão à missa ao Domingo.
Isto quer dizer que os outros 18% consideram-se praticantes... de outras práticas.
Quais serão essas novas práticas?

4 comentários:

  1. Nós falamos muito em práticas pensando sempre que a prática dominical é o maior índice e o mais importante. Sem diminuir a importância da eucaristia dominical eu acho que a prática na família é muito mais importante (rezar às refeições, rezar com as crianças...) pelo menos como base.
    Faria até a seguinte observação: para pessoas da geração dos meus pais é muito mais difícil fazer educação para a prática da oração no âmbito quotidiano e associada a actos comezinhos como comer e a necessidades que não associamos à omnipotência de Deus como o nosso trabalho ou a nossa relação com mulher com os filhos com a família (exemplo contrário: associamos muito a saúde aos pedidos para pôr na "lista de Deus"). Hoje temos oportunidade de fazer esse tipo de educação. Ou não?

    ResponderEliminar
  2. Hoje num jornal era notícia que em Fátima aumenta o número de confissões.
    E Fátima continua a ser um lugar de referência que congrega milhares de pessoas para rezar. Muitas caminham dias seguidos em peregrinação, normalmente em grupos (comunidades?, se calhar). Outras vêm de países longínquos.
    E a mensagem de Fátima é um apelo a rezar todos os dias, a amar a Deus e ao próximo (quem são os 2pecadores" senão o "próximo" do evangelho?. Será essa a prática dos que lá vão ou de lá regressam ao dia a dia? Como fazer hoje comunidade? Rezar todos os dias em casa com os que vivem connosco parece-me uma prática muito prática.
    domingas

    ResponderEliminar
  3. Bem Fátima aconteceu com três simples crianças a rezarem ao ar livre ou em casa. E sem aconhego ou estímulo familiar ou comunitário... antes pelo contrário!
    Eu volto a insistir que arranjar um canto e espaço de silêncio em casa para o apelo da oração é o mais importante. Tenho muita admiração pelos muçulmanos que rezam de uma forma corporal em sua casa (ou na rua, mas não peço tanto) às vezes com os miúdos a saltarem para as costas, pendurados ao pescoço e a oração lá continua...
    Armando

    ResponderEliminar
  4. Fico muito satisfeito por este comentário do Armando: eu acho que a prática na família é muito mais importante (rezar às refeições, rezar com as crianças...) pelo menos como base.
    Eu também acho.
    A meu ver valeria a pena farmo sobre isto neste blog sobre a oração.
    frei Eugénio

    ResponderEliminar