2008-12-21

There's probably no God


Anselmo Borges dá-nos a notícia no DN de Sábado:
"É possível que já em Janeiro, nas ruas de Londres, as pessoas se deparem com cartazes no exterior dos autocarros com estes dizeres: "There's probably no God. Now stop worring and enjoy your life" (Provavelmente Deus não existe. Então, deixe de preocupar-se e desfrute a vida).
Trata-se de uma campanha publicitária a favor do ateísmo, promovida pela Associação Humanista Britânica e apoiada pelo célebre biólogo darwinista R. Dawkins, professor da Universidade de Oxford, ateu militante e, segundo muitos, fundamentalista."

"Se a primeira parte obriga os crentes a pensar, retirando da fé tudo o que de ridículo - pense-se em todas as superstições - lhe tem andado colado, a segunda tem de levá-los a "evangelizar" Deus. É preciso, de facto, reconhecer que houve e há muitos a quem "Deus" tolheu a vida, de tal modo que teria sido preferível nunca terem ouvido falar no seu nome - pense-se no horror do inferno, nas guerras e ódios em seu nome, no envenenamento da sexualidade, na estreiteza e humilhação a que ficaram sujeitos."


Para além da notícia fica o desafia de AB:
"Agora que está aí o Natal, é ocasião para meditar no Deus que manifesta a sua benevolência e magnanimidade criadoras no rosto de uma criança. Jesus não veio senão revelar que Deus é amor, favorável a todos os homens e mulheres e querendo a sua realização plena. Perante um "deus" que os humilhasse e escravizasse, só haveria uma atitude digna: ser ateu."

Ver a notícia da BBC aqui.

2 comentários:

  1. Não posso deixar de concordar com o Anselmo. Era mesmo preferivel que muita gente nunca tivesse ouvido falar desse "deus" repressor que ainda hoje é usado e abusado pela ICAR. Uma das razões porque ainda me deixo ser chamado "cidadão da ICAR", é porque sinto que faço parte de uma guerrilha que tenta salvar o Santo Nome de Deus da falsa imagem difundida pelo Vaticano, em especial por este senhor que ocupou a cadeira. Talvez estejamos mesmo a precisar de uma gerra de guerrilha santa. Faz sem duvida falta espalhar a Verdade da Palavra. É urgente fazelo enquanto ainda não precisamos de refugios e trincheiras como os primeiros cristãos (será que não precisamos ja das trincheiras?).
    Avante! Cristãos Avante!
    Bruno

    ResponderEliminar
  2. Caro cidadão da ICAR. Eu sou um cidadão da IUSCA Tenho muita pena que o R estrague tanto o clima ameno das vidas dos vossos cidadãos. Pior que o CO2.A IUSCA tinha um magnifico fundador mas que nunca visitou a R. Ele lá sabia porquê. Mas também felizmente, caro cidadão as trincheira da ICAR, vão dar o mesmo resultado que as da Primeira Guerra Mundial. Os tais ditos primeiros cristãos não usavam trincheiras faziam uma guerrilha original:misturavam-se com toda a gente faziam tudo para bem usar as armas secretas e poderosas do seu fundador. Foi devastador. Os IN (inimigos em linguagem militar) tornaram-se CAs e deixaram de ser IN's. Isto tudo por usarem as armas formidáveis do maior inventor do mundo (pelo menos era o que eles diziam!)Meu caro cidadão da ICAR junta-te a nós os da IUSCA e vais ver como usamos com pericia e gosto as armas desse inventor, que os teus antepassados foram eximios em usar. Mas tem cuidado com as minas que há no caminho:são palavras, muita palavras e só o bom detector PALAVRA as desarma.
    A propósito já deste uma vista de olhos na cena lindissima do folhetim "A vida questiona o Evangelho", uns palmas acima neste blogue. É uma das cenas minhas favoritas desse folhetim.
    Cá te esperamos de braçoa abertos.
    Um velho cidadão da IUSCA.

    ResponderEliminar