2009-09-19

A vida questiona o Evangelho de Domingo, 20 de Setembro

Mc. 9,30-37.
Partindo dali, atravessaram a Galileia, e Jesus não queria que ninguém o soubesse, porque ia instruindo os seus discípulos e dizia-lhes:
«O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens que o hão-de matar; mas, três dias depois de ser morto, ressuscitará.»
Mas eles não entendiam esta linguagem e tinham receio de o interrogar.
Chegaram a Cafarnaúm e, quando estavam em casa, Jesus perguntou: «Que discutíeis pelo caminho?»
Ficaram em silêncio porque, no caminho, tinham discutido uns com os outros sobre qual deles era o maior.
Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: «Se alguém quiser ser o primeiro, há-de ser o último de todos e o servo de todosE, tomando um menino, colocou-o no meio deles, abraçou-o e disse-lhes:
«Quem receber um destes meninos em meu nome é a mim que recebe; e quem me receber, não me recebe a mim mas àquele que me enviou.»

4 comentários:

  1. hospitalidade: receber os meninos - os mais pequenos - ser servidor de todos é ser o MAIOR!

    ResponderEliminar
  2. Meti aqui um comentário que não sei porquê desapareceu.
    O que disse foi o seguinte: o Filho do Homem é entregue nas nossas mãos. O que temos feito d'Ele?
    Sobre a hospitalidade de que a domingas fala, lembro a cena do filme de Benigni "A Vida é bela", em que Guido aprende com o seu tio a arte de servir à mesa, de se curvar diante das pessoas (deveria ser como um girassol). E o tio de Guido lá lhe explicava: "Guido, é uma arte nobre. Deus é o primeiro dos servos!"

    ResponderEliminar
  3. Comi uma das palavras na fala do tio de Guido: "Guido, servir é uma arte nobre."

    ResponderEliminar
  4. Comentando as palavras do Armando sobre o gesto nobre que representa o acto de servir, nunca é demais referir as inúmeras passagens do Evangelho sobre o tema. E não me refiro apenas à passagem em que o próprio Deus se dispõe a lavar os pés aos homens que ele quer tornar seus iguais, mas também a passagens como a do Bom Samaritano, p.ex.. Pena é que a palavra SERVIR esteja hoje em dia tão arredada da educação dos nossos filhos. São os próprios pais que com a desculpa de "coitados, são pequenos, andam muito cansados, etc." retiram, frequentemente, aos filhos a aprendizagem desse valor essencial à vida em comunidade. Só valorizamos verdadeiramente o outro se soubermos servi-lo. E servir não é um gesto que nos rebaixa mas antes, como fez Jesus, um gesto que nos enaltece, que nos torna mais humanos e que, pelo menos a mim, me enche de alegria e paz.

    ResponderEliminar