2010-02-10

Invictus na Invicta


O novo filme de Clint Eastwood pode ser visto no cinema Nun'Álvares no Porto.
A acção passa-se na altura em que Mandela é Presidente da África do Sul e tenta levar mudar a mentalidade dos sul-africanos para construir uma nação pluriracial.
Para isso, o argumento centra-se na estratégia de Mandela em utilizar o râguebi - um desporto conotado com os afrikaaners brancos - para derrubar o muro que separava brancos e negros na África do Sul. Assim se pôde ver a África do Sul unida aquando da sua vitória no campeonato do Mundo.
No final do jogo, em que a África do Sul derrota a Nova Zelândia, o locutor perguntou ao capitão da equipa (um afrikaaner) se sentira o apoio dos 60 000 espectadores. O capitão respondeu que mais do que apoio dos 60 mil espectadores tinha sido o apoio dos 40 milhões que tinham sentido.
Mandela sido conseguido o seu objectivo e confirmava as suas excepcionais capacidades de liderança.

1 comentário:

  1. Ainda bem que o filme está no Porto e calculo que também esteja no resto do país. Vi o filme há dias aqui em Bruxelas e estou disposto a ir vê-lo de novo. Mostra o que é um LIDER! Lider que consegue mudar modos de pensar e preconceitos para levar a uma causa maior: neste caso construir uma nova nação nascida do apartheide.
    Estamos hbituados aos liders que conduzem seguidores acriticos, seja na politica, no desporto, nas empresas e até nas Igrejas!
    Fez-me bem ver este filme pois reforçou aminha convicção que as mentalidades e as vontades podem mudar.
    Mesmo não gostando do Mandela ou detestando raguebi vão ver.
    O filme é bem humorado e a gente nova também gosta!
    frei Eugénio

    ResponderEliminar