2010-03-02

A cada uma sua verdade II

A fidelidade ao Evangelho de modo algum restringe a liberdade dos outros - pelo contrário antes serve a sua liberdade ao oferecer-lhes a verdade. Disse Bento XVI ao comentar legislação inglesa sobre igualdade (trata-se do Equality Bill, uma legislação para combater diversas desigualdades sociais).
Eis o busílis da questão. A liberdade, hoje, é para muita gente talvez o artigo de fé. E aqui o Papa coloca precisamente a questão da verdade acima da liberdade o que como diz Conor Gearty, professor de direito na London School of Economics, em artigo no The Tablet (edição de 13 de Fevereiro passado) é algo com que a cultura contemporânea não se dá muito bem. Quem tem razão?

3 comentários:

  1. Anónimo2/3/10 22:44

    "O que é a verdade?"

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/3/10 22:50

    O que a cultura contemporânea não aceita é que alguém diga que "oferece a verdade". Ao dizê-lo assume uma posição de superioridade e condiciona todo o diálogo. Não corre o risco de ficar a falar sozinho?
    paulo

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5/3/10 01:11

    Boa pergunta: o que é a verdade? Fui à procura e um dicionário respeitável diz: chamamos verdadeiro a um pensamento ou palavra que é conforme ao real. E num vocabulario biblico pode ler-se que a verdade se traduz frequentemente por fidelidade. Entre Jesus e a verdade existe uma estreita relação.Ele apresenta-se como sendo a verdade de Deus.
    M.V.

    ResponderEliminar