2013-01-06

Reflexão sobre o Evangelho deste Domingo da Epifania do Senhor


Hoje ao ler o Evangelho deste Domingo da Epifania do Senhor dei-me conta, pela primeira vez, do significado das suas últimas palavras: “…regressaram ao seu país por outro caminho.”

Não serão estas as palavras que também nos são ditas todos os domingos pelo Senhor quando celebramos a sua Morte e Ressureição?

De facto penso que o Senhor nos chama à sua Casa para nos perguntar se acreditamos n’Ele, para nos perdoar os pecados e alimentar a nosso espírito e nos conduzir à Salvação. Mas há uma proposta implícita em tudo o que nos diz: que mudemos a nossa vida procurando seguir de acordo com o que nos ensinou e nos vem todos os dias lembrar com a sua Palavra. Não será isto que quer dizer regressar (ao nosso quotidiano) seguindo por caminhos diferentes daqueles que temos trilhado e nos conduzem ao pecado?

Pela minha parte senti hoje de forma mais vívida esse apelo e rezo, por mim e por todos os que procuram acreditar, para que o Senhor nos guie pelos seus caminhos como diz o Salmo 25: ”… Qual é o homem que teme ao Senhor? Este lhe ensinará o caminho que deve escolher.”

Só com Jesus conseguiremos caminhar no caminho da Salvação. E se os Reis lhe levaram incenso, mirra e ouro, nós podemos levar-lhe o que o Senhor nos pediu na sua passagem neste mundo: as boas obras que nos recorda no capítulo 25 do Evangelho de São Mateus e a nossa oração ao Pai que Ele próprio nos ensinou a rezar.

E como nem sempre ouço este apelo de Jesus espero que as nossas orações em comum e a Misericórdia do nosso Deus nos permitam um dia alcançar a Salvação prometida a todos os homens.

Hugo Meireles

Sem comentários:

Enviar um comentário