2019-04-23

Celebrantes da Páscoa: Sri Lanka 21 de Abril de 2019


Mágoa pela dor dos que morreram e dos que perderam pessoas queridas nos atentados no Sri Lanka, em primeiro lugar — não foram apenas cristãos.
Em segundo lugar, uma nota para os cristãos aos quais Portugal está, com maior ou menor consciência, ligado (sobre as origens portuguesas da presença cristã no Sri Lanka ver aqui). É uma vergonha que  Hillary Clinton e Barack Obama, nos seus tweets, tenham evitado o termo cristãos e usado o circunlóquio worshippers of Easter, algo que poderia traduzir-se por “celebrantes da Páscoa” (há quem traduza por “adoradores da Páscoa”, como é o caso de Adolfo Mesquita Nunes no título do seu artigo publicado hoje). Mal eles sabem que também os judeus celebram a Páscoa... Mas sobretudo, a atitude parece pressupor que, perante o propósito dos atentados perpetrados nas igrejas, o de declarar um ódio religioso anti-cristão, a melhor atitude é ignorar ou não tomar partido.

2 comentários:

  1. Concordo inteiramente, Armando. Até por comparação com o atentado da Nova Zelândia, a uma mesquita. E a solidariedade então manifestada com a comunidade muçulmana.

    ResponderEliminar
  2. Também concordo com o Armando, e foi bem oportuno.

    ResponderEliminar