2019-07-07

Frei Bartolomeu dos Mártires


Partilho esta noticia com muita alegria, pois acompanhei os anos  de trabalhos científicos de  dois dominicanos, frei António do Rosário e frei Raúl Rolo, que estão na base desta canonização.
frei Eugénio

Bartolomeu dos Mártires (1514-1590), dominicano, arcebispo de Braga, verá em breve reconhecida a sua santidade, pois foi aprovado o decreto de canonização, conforme foi anunciado pelo Vaticano.
 


Foi um bispo que “reconheceu a crise e os problemas da época”, e “a partir da sua experiência em Braga” levou para a última sessão do Concílio de Trento (1561-1563), na qual participou, a ideia da reforma do catolicismo.

Traduzindo a preocupação do agora novo santo com a formação, quando renunciou ao cargo de arcebispo, em 1581, Bartolomeu deixava na extensa diocese de Braga, várias escolas com mais de 400 alunos e mais de 1100 colegiais em classes de humanidades, filosofia e “casos de consciência”.

A sua ação não esquecia a pobreza de muitos sectores da população e do próprio clero, fazendo com que os padres mais ricos partilhassem com os mais pobres e providenciando apoio a muitos desfavorecidos. O que levou a que, quando morreu em Viana do castelo, em 1590, já fosse conhecido como “arcebispo santo” ou “pai dos pobres e dos doentes”. Bispos e padres, dizia ele, eram apenas administradores dos bens da Igreja, que estavam destinados a evangelizar e a socorrer os pobres.

In:  7Margens

1 comentário:

  1. Bem haja ao Regador por dar a conhecer o "Arcebispo Santo" de Braga!

    ResponderEliminar