2022-03-03

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o Evangelho do 1º Domingo da Quaresma, 6 de março, por Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche". Pode ouvir aqui

 


www.evangile-et-peinture.org

  

Evangelho (Lc 4, 1 - 13) 

Naquele tempo, Jesus, cheio do Espírito Santo, retirou-Se das margens do Jordão.
Durante quarenta dias, esteve no deserto, conduzido pelo Espírito, e foi tentado pelo Diabo. Nesses dias não comeu nada e, passado esse tempo, sentiu fome.
O Diabo disse-lhe: «Se és Filho de Deus, manda a esta pedra que se transforme em pão».
Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem’».
O Diabo levou-O a um lugar alto e mostrou-Lhe num instante todos os reinos da terra e disse-Lhe: «Eu Te darei todo este poder e a glória destes reinos, porque me foram confiados e os dou a quem eu quiser.
Se Te prostrares diante de mim, tudo será teu».
Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto’».
Então o Diabo levou-O a Jerusalém, colocou-O sobre o pináculo do templo e disse-Lhe: «Se és Filho de Deus, atira-Te daqui abaixo,
porque está escrito: ‘Ele dará ordens aos seus Anjos a teu respeito, para que Te guardem’;
e ainda: ‘Na palma das mãos te levarão, para que não tropeces em alguma pedra’».
Jesus respondeu-lhe: «Está mandado: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’».
Então o Diabo, tendo terminado toda a espécie de tentação, retirou-se da presença de Jesus, até certo tempo.

 

DIÁLOGO   

 

As tentações de Jesus no deserto, que acabamos de ler, dão-nos um grande consolo, porque nos aproximam d’Ele. Jesus aparece-nos como mais humano, pois também Ele foi tentado, como nós somos.

 

Ao mesmo tempo, é reconfortante para nós aprendermos com  Jesus como vencer as tentações.

 

É curioso que as três tentações do diabo ( também chamado na Bíblia por : sedutor, satanás, maligno, pai da mentira, adversário) estão diretamente relacionadas com a vinda do Reino de Deus.

E porquê?

 

Porque o centro da missão de Jesus, o objectivo principal da Encarnação do Filho de Deus foi vir inaugurar os novos tempos do Reino de Deus já presente entre nós.

 

O diabo quer seduzir Jesus a se afastar o mais longe possível da Vontade do Seu Pai.

 

Na primeira tentação: «Se és Filho de Deus, manda a esta pedra que se transforme em pão», a sedução não era que Jesus, devido à sua fome, depois de um jejum de 40 dias, fizesse um milagre para saciar a sua fome.

 

A artimanha do diabo era tentar levar Jesus a realizar um milagre em seu próprio benefício, para satisfazer a sua necessidade de comer.

 

Ora Jesus, como Filho de Deus, devia usar o seu poder apenas para benefício dos outros, o que fez em muitas ocasiões.

 

Na segunda tentação: «Eu Te darei todo este poder e a glória destes reinos, porque me foram confiados e os dou a quem eu quiser.

 

Se Te prostrares diante de mim, tudo será teu», Jesus  está diante da possibilidade de ter grande sucesso na sua missão de fazer entrar toda a gente no Reino de Deus.

 

Conseguir que todas as nações do mundo se tornassem cristãs, que todas as pessoas se tornassem praticantes do cristianismo e seguissem os seus ensinamentos seria magnifico.

 

A missão de Jesus seria totalmente realizada já neste mundo, no nosso tempo, sem ter de esperar  pelo final dos tempos para a completar.

 

Satanás, o sedutor, coloca uma condição a Jesus: prostrar-se diante dele, em atitude de adoração.

 

Ou seja, Jesus teria de usar a forma de governar do diabo, com todos os jogos de poder e sem qualquer amor nem respeito pelas pessoas e dividindo para reinar.

 

Este sucesso seria o oposto ao que Deus Pai lhE tinha dado como missão.

 

Na terceira tentação, o sedutor diz a Jesus :

«Se és Filho de Deus, atira-Te daqui abaixo, porque está escrito:

‘Ele dará ordens aos seus Anjos a teu respeito,

para que Te guardem’.»

 

Seria um milagre espetacular: atirar-se de tão alto, do topo do templo, sem morrer, nem sequer mesmo ficar ferido na queda.

 

Os milagres espetaculares atraem sempre multidões, que estariam dispostas a seguir este homem de tão grande poder.

 

Mas a missão de Jesus era anunciar o Reino de Deus que já estava presente na normalidade da vida das pessoas.

 

Um Reino já presente nas rotinas diárias e em todas as situações melhores ou piores, se deixamos habitar em nós Jesus Ressuscitado, sem estarmos à espera de apoiar a nossa fé em acontecimentos extraordinários e espetaculares, que consideramos grandes milagres.

 

É importante reparar que o diabo, para se tornar mais credível no que propunha a Jesus, se apoiou sempre em citações da Bíblia.

 

O sedutor apresenta-se como um enviado em nome de Deus.

 

As tentações quando estão à nossa frente, aparentemente pedem que façamos uma escolha, que tomemos uma decisão, entre um Bem e um Mal.

 

Vendo como Jesus foi tentado e como reagiu às tentações, podemos descobrir que as táticas do diabo nas tentações, não nos colocam entre um Bem e um Mal.

 

Colocam-nos entre um Bem e um Bem ainda melhor.

 

O sedutor mascara o Mal como um Super-Bem.

 

Quanto mais bela for a máscara, mais eficaz será a sedução e maior será o sucesso da tentação.

 

A tentação atrai-nos para um Mal disfarçado de Bem, que parece muito melhor do que o bem alternativo.

 

A arte de tentar e assim afastar as pessoas do Amor de Deus Pai e do próximo, é a arte da sedução do Mal, muito bem mascarado, muito bem disfarçado de Amor.

 

Jesus vencerá todas estas seduções recorrendo às palavras de Deus, que manifestavam o que Deus, seu Pai, Lhe pedia.

 

Foi o Espírito que o levou para o deserto e foi o Espírito Santo que deu a Jesus a luz e a força para seguir o Amor de Deus.

 

Desta forma, podemos aprender com Jesus a vencer as tentações.

 

Precisamos de pedir a Deus, com perseverança e com humildade, que nos envie o seu Espírito, para nos iluminar quando as seduções estiverem a afastar-nos da Sua  Vontade e também para nos fortalecer, para pormos em prática o que Ele espera de nós.

 

Oração e vigilância são dois meios que o Senhor Jesus dá aos crentes para não caírem em tentação (Mt 26,41).

 

    frei Eugénio, op


Sem comentários:

Enviar um comentário