2023-01-14

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o Evangelho de Domingo, 15 de janeiro, 2º Domingo do Tempo Comum, por Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche". Pode ouvir aqui.

 


 https://www.evangile-et-peinture.org


EVANGELHO (Jo. 1,29-34)

No dia seguinte ao seu primeiro testemunho, João Batista viu Jesus, que vinha ao seu encontro, e exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
É dele que eu dizia: "Depois de mim vem um homem, que passou à minha frente, porque era antes de mim".
Eu não O conhecia, mas foi para Ele Se manifestar a Israel que eu vim batizar na água».
João deu este testemunho, dizendo: «Eu vi o Espírito Santo descer do Céu como uma pomba e permanecer sobre Ele.
Eu não O conhecia, mas quem me enviou a batizar na água é que me disse: "Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que batiza no Espírito Santo".
Ora, eu vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus».
 
 
DIÁLOGO

Estamos a começar na liturgia católica a série de evangelhos que se enquadram no chamado “tempo comum” ou “tempo ordinário”.

No evangelho de João, que acabamos de ler, o principal atributo de João Batista é a humildade. Ele proclama “depois de mim, vem um homem que passou à minha frente porque existia antes de mim”, apesar de ele, João, ter nascido seis meses antes.

Enquanto João Batista testemunha que Jesus recebeu o batismo e que ele viu o Espírito Santo descer sobre Jesus, os outros Evangelistas descrevem com mais pormenores o batismo de Jesus no rio Jordão.

João Batista testemunha de dois modos a favor de Jesus: primeiro, diz simplesmente que ele próprio não é o Messias esperado e em seguida apresenta Jesus como sendo o Filho de Deus.

O que nos traz este testemunho de João Batista?

João indica-nos a ligação fundamental e íntima entre Deus, Jesus e o Espírito Santo. Intimidade de tal modo perfeita que fala mesmo de Jesus como sendo o Filho de Deus.

Mais tarde, Paulo escreve na sua Carta aos Efésios, capítulo 1, versículos 3 a 5:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo:
Ele nos abençoou com toda a bênção espiritual, no céu, em Cristo.

Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo
para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor.

Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos
por meio de Jesus Cristo, conforme a benevolência da sua vontade.”

Esta constatação e consequente anúncio de Jesus que Deus não é só  Pai dele, mas é Pai de todos os homens e de todas as mulheres é a mensagem central e decisiva para a humanidade, é a Boa Nova, a boa notícia cheia de esperança que as relações todas mudem e o mundo se vá tornando mais fraterno, mais humano, mais à maneira de Deus.

É a fé nesta promessa que leva mais tarde São Paulo a anular as diferenças entre as diferentes pessoas, afirmando que, se Deus é Pai e Pai de todos, “então já não há mais diferença entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo”, Gálatas 3, 28.

Foi a partir desta constatação que as sociedades começaram a encarar a dignidade dos homens de uma forma diferente: eram todos filhos de Deus e Deus não tinha preferências. Jesus veio mostrá-lo com toda a clareza.

E nós podemos entrar ainda mais nessa intimidade como filhos adotivos de Deus, a quem chamamos de Pai sempre que rezamos o “Pai Nosso”, fazendo tudo o que nos é possível para sermos como Jesus em todas as circunstâncias das nossas vidas.

Devemos pedir-Lhe incessantemente que nos envie o seu Espírito para discernirmos e pormos em prática o que Deus Pai quer, procurando sermos semelhantes a Jesus, tornando-nos portadores de uma energia de felicidade e esperança num mundo mais próximo daquele que Jesus nos vem anunciar.

Frei Eugénio Boléo, op


Sem comentários:

Enviar um comentário