2023-01-31

Francisco no Congo


 

Papa Francisco na República Democrática do Congo

31 de janeiro de 2023


DISCURSO NO ENCONTRO COM AS AUTORIDADES, A SOCIEDADE CIVIL E O CORPO DIPLOMÁTICO

(...)
"A propósito de desenvolvimento obstruído e retorno ao passado, é trágico que estes lugares, e o continente africano em geral, padeçam ainda de várias formas de exploração. 

Existe aquele lema que vem do inconsciente de muitas culturas e de muitas pessoas: «África deve ser explorada». 

Isto é terrível! De facto, depois da exploração política, desencadeou-se um «colonialismo económico» igualmente escravizador.
Assim, largamente saqueado, este país não consegue beneficiar suficientemente dos seus recursos imensos: chegou-se ao paradoxo de os frutos da sua terra o tornarem «estrangeiro» para os próprios habitantes. 

O veneno da ganância tornou os seus diamantes ensanguentados.
É um drama face ao qual, muitas vezes, o mundo economicamente mais desenvolvido fecha os olhos, os ouvidos e a boca.

Mas este país e este continente merecem ser respeitados e ouvidos, merecem espaço e atenção: tirem as mãos da República Democrática do Congo, tirem as mãos da África!

Basta com este sufocar a África: não é uma mina para explorar, nem uma terra para saquear. 

Que a África seja protagonista do seu destino!
Que o mundo recorde os desastres perpetrados ao longo dos séculos em prejuízo das populações locais, e não esqueça este país e este continente.  

Que a África, sorriso e esperança do mundo, conte mais: fale-se mais sobre ela, tenha mais peso e representatividade entre as Nações!"

(...)
"
Mas em nome de Cristo, que é o Deus da esperança, o Deus de todas as possibilidades que sempre dá a força para recomeçar, em nome da dignidade e do valor dos diamantes mais preciosos desta terra que são os seus cidadãos, quero convidar a todos para um recomeço social corajoso e inclusivo.
No-lo pede a história luminosa mas ferida do país, no-lo suplicam sobretudo os jovens e as crianças.
Estou unido a vós e, com a oração e a proximidade, acompanho todos os esforços por um futuro pacífico, harmonioso e próspero deste grande país.
Deus abençoe toda a nação congolesa!"

Texto completo aqui.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário