2007-10-16

Inês em Santo Domingo

La Zaura, Sto Domingo

A Inês foi a mais nova participante no Encontro de Fé e Oração que deu origem ao Regador.
Falei com a Inês pelo telefone (lá são menos 5 horas que em Portugal) que me disse que podia divulgar este primeiro mail de noticias que de lá mandou a 5 de Outubro.
É uma "honra" para nós termos a Inês a fazer esse trabalho fantástico e com tanto entusiasmo
Não deixem de lhe enviar os SMS de que ela gosta e claro... de rezar por ela e pela missão das irmãs dominicanas com quem está a viver.
Um abraço do frei Eugénio


Olá a todos!!!

Aqui estão as primeiras noticias da Republica Dominicana:

Fui muitissimo bem acolhida pelas duas comunidades onde vou viver estes 3 meses! Vou dividir o tempo entre La Zurza e Sabana Perdida, duas comunidades muito diferentes.

La Zurza fica mesmo na cidade de Santo Domingo. E um bairro cheio de casas/barracas tão próximas e encavalitadas umas nas outras, que o ambiente se torna muito claustrofobico. Não há espaço! Juntem muita sujidade, calor, droga, musica e violencia e ficam com uma ideia…


Aquí vivem varios refugiados do haiti, que se encontram numa situaçao complicada. Para serem legalizados precisam de muito tempo e dinheiro. Maior parte sao extremamente trabalhadores, mas mesmo assim mal conseguem ter dinheiro para comer e muito menos juntar para se legalizarem…


Nesta comunidade estou a ajudar na legalizaçao e a dar aulas aos filhos dos refugiados que podem ir para as escolas publicas, porque os pais nao estao legalizados!

Quando não estou a viver em La Zurza, mudo-me de mochila as costas (os trasportes sao mesmo engraçados! Taxis mesmo velhos e amassados que levam 7 pessoas ao mesmo tempo) para Sabana Perdida.


Sabana Perdida fica nos arredores de Santo Domingo. Ha mais espaço para respirar, mas a comunidade e mais pobre. Faltam condicoes basicas. Nunca ha agua e luz o dia todos, ha imensas crianças desnutridas, analfabetos, droga e violencia.


Estou a ajudar no centro de saude, a dar aulas e a dar apoio as varias familias de uma forma geral. O que e bom e se ve em Sabana Perdida, e que ha um grande espirito de comunidade! Quem esta com este projecto ja criou varias redes e delegou tarefas importantes nas pessoas do bairro que as cumprem com diligencia!

Estar no meio desta realidade foi como uma estalada na cara! Estou muito revoltada com as situaçoes injustas (todos os dias novas) com que me deparo! Apesar das dificuladades, todas as pessoas com quem me cruzo me convidam a entrar em sua casa, oferecem-me o que tem para comer e conversam comigo animadas!

Estou muito feliz de estar aquí e neste momento nao me imagino em mais nenhum sitio do planeta!

Nao posso ir com facilidade a Internet e por isso nao vou dar noticias regularmente…Mas escrevam-me muito para matar saudades!


Beijos e beijos para todos,
Inês!

4 comentários:

  1. beijinhos, Inês!
    obrigada pelas notícias.
    domingas

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo envio de notícias, Inês!
    Estamos todos contigo (pelo menos na oração)! Votos de muita fé, alegria, verdade e amizade!
    Se puderes e quando puderes vai mandando notícias para regar o nosso quotidiano!
    Até breve!

    ResponderEliminar
  3. Inês,

    Parabéns pela tua decisão.
    Continua com a tua coragem.

    Beijos e orações,

    António

    ResponderEliminar
  4. Inês,
    Cresceste linda e estás a fazer um trabalho de voluntariado que admiro. Pensamos muito em ti. bjs
    Maria, marta, duarte, rita

    ResponderEliminar