2008-08-28

A vida questiona do Evangelho de Domingo, 31 de Agosto

Mt 16,21-27.
A partir desse momento, Jesus Cristo começou a fazer ver aos seus discípulos que tinha de ir a Jerusalém e sofrer muito, da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos doutores da Lei, ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar.
Tomando-o de parte, Pedro começou a repreendê-lo, dizendo: «Deus te livre, Senhor! Isso nunca te há-de acontecer!»
Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: «Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um estorvo, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens!»
Jesus disse, então, aos discípulos: «Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la.
Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Ou que poderá dar o homem em troca da sua vida?
Porque o Filho do Homem há-de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme o seu procedimento.

2 comentários:

  1. Se um amigo meu me vier dizer que está prestes a passar por um sofrimento tremendo eu colocar-me-ia do seu lado e tentaria fazer algo que o pudesse evitar.
    A expressão "tomar a sua cruz" evoca-me as festas religiosas onde se passeava a imagem do Senhor dos Passos sofredor, vergado ao peso da cruz; evoca-me resignação (lembro que era, e ainda é, essa a palavra usada para se consolar face aos problemas irresolúveis da vida: a família, o casamento a doença...)
    Pegar ou aceitar? Isto é, enfrentar ou tanger a mula mantendo o mesmo andamento?
    Pegar na cruz é assumir livremente uma compromisso. Por exemplo se eu quiser ensinar bem os alunos terei de que me empenhar e não apenas cumprir os "mínimos"; se eu quiser educar os meus filhos ... sabemos, livremente, que isso vai trazer problemas, chatices, falta de esperança...

    ResponderEliminar
  2. Bem hajas caro Armando pela tua solidariedade com São Pedro. Afinal tu, e eu também o faria, quremos é evitar que os nossos amigos e familiares sofram, se o podem evitar.
    Mas aifanl Jesus não só não agradece a amizade de Pedro como o manda por-se à distância, para não lhe dar maus conselhos. Quantas vezes a amizade mal entendida tanto mal faz!
    Mas o que me dá esperança é que São Pedro veio a custo a descobrir como era o caminho de Jesus e também "pegou " na cruz e não parou até morrer.
    Parece-me que Jesus nos quer mostrar ao vivo, que Amor e facilidade são incompatíveis. Quem ama outro ou outros vai de responsabilidade em responsabilidade, uma vezes graticante outras não. Quem ama os filhos já sabe que vai ter que sacrificar noites em bébés, acompanhar diraiamente na infancia,
    "engolir sapos" na adolescencia, dormir a pensar por onde andam na juventude, e quando saiem de casa aceitar que vao la estar muitas vezes,etc. Não sera "escolher" as penas e claro as alegrias de ser pai e mae. Agora por os meninos no mundo, enche-los de mimos e brinquedos para que nao incomodem os pais nao é caminho com o estilo de Jesus, parece-me a mim.
    Vamos a ver se aprendo a "pegar" livremente na cruz que vai sendo a minha.
    Bom Domingo!
    Se alguém quiser continuar esta conversa será uma optima "regadela" fresca nste tempo quente.
    frei Eugénio

    ResponderEliminar