2008-11-05

Fórum Católico-Muçulmano

Está a decorre estes dias (4 e 6) no Vaticano a primeira iniciativa do Fórum católico-muçulmano, criado com o objectivo de promover o diálogo entre os fiéis das duas religiões.

O seminário tem como tema “Amor a Deus, amor ao próximo” e é o primeiro fruto da ronda de negociações levadas a cabo entre o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso (CPDIR) e representantes islâmicos, após a carta aberta “Um mundo comum”, assinada por 138 líderes muçulmanos e enviada, entre outros, a Bento XVI em Outubro de 2007.

“O diálogo só pode realizar-se fora de qualquer ambiguidade. É preciso olhar para o outro, ouvi-lo, estimá-lo e depois afirmar a própria identidade”, disse Cardeal Jean-Louis Tauran.

Acrescentou: “Se um muçulmano tem a possibilidade de ter um lugar de culto na Europa, é normal que o contrário aconteça numa sociedade de maioria muçulmana”, indica.

No segundo dia deste seminário, em que se falará de “dignidade humana”, devem surgir intervenções ligadas a temáticas como os direitos humanos, o respeito religioso, a liberdade de culto e a possibilidade de mudar de religião.

Fonte Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário