2010-09-09

Jerusalém - 2


O antigo templo visto da Cidadela
Hoje, dia 8, começamos por uma visita ao Museu da Cidade de Jerusalém, onde é muito bem apresentada a sucessão de povos que por aqui passou e as sucessivas destruições da cidade. O museu fica na cidadela, local onde Jesus foi preso e interrogado por Pilatos. Pitatos vivia em Cesareia, mas vinha a Jerusalém nas grandes festas judaicas.
Do alto da cidadela vê-se muito bem o templo, pelo que as autoridades podiam controlar facilmente tudo o que lá acontecia.
Almoçamos numa bonita casa das Irmãs Maronitas, com um terraço com uma vista panorâmica da cidade.
Á tarde fomos ao local onde terá sido o cenáculo.
Como nos dizia um dominicano arqueólogo numa conversa depois de jantar, não existe qualquer certeza de locais Santos em Jerusalém. Foram os Bizantinos, no século IV que encontraram todos os locais santos, pois para os romanos era importante a peregrinação. E no Cristianismo primitivo não havia peregrinações. Os únicos locais onde de certeza Jesus esteve é o muro das lamentações e as escadas do templo, locais por onde seguramente passou e que ainda hoje permanecem. Todavia estes lugares são importantes para a história da Igreja com estes 1400 anos de contínua devoção dos cristãos de todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário