2013-09-09

Situação na Síria: ponto de vista de um padre jesuíta egípcio




Para um retrato realista e visto de dentro da situação na Síria e no Egipto deixo aqui a ligação para a entrevista do padre jesuíta Samir Khalil Samir.
Resumo os elementos respeitantes à situação na Síria: de uma reivindicação de democracia e liberdade a situação evoluiu para confronto entre Sunitas fundamentalistas e Xiitas (de que fazem parte os Alauitas, a propósito dos quais observa que a derrota de Assad será a derrota dos Alauitas); os vários agentes da guerra-proxy (e a irónica observação de que a Europa, a este respeito, não está unida — graças a Deus!); a maior vulnerabilidade da minoria cristã (é sempre mais fácil atacar a minoria); que o ataque das armas químicas não deve ser decidido sem provas e que, em qualquer caso, quem vai pagar o preço mais elevado são os Sírios; que nesta situação não pode haver um vencedor, pelo contrário, terá de haver um compromisso.

2 comentários:

  1. É uma boa entrevista, que nos permite ver a situação na Síria e Médio Oriente a partir de dentro. Vale a pena ler com atenção.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei a saber muitas coisas que ignorava ou tinha opinião errada por culpa dos media que leio.

    António da Veiga

    ResponderEliminar