2020-11-28

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o Evangelho deste Domingo29 de Novembro, 1º Domingo do Advento, por Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche". Pode ouvir aqui.

 




 

EVANGELHO   (Mc 13, 33-37)

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

«Acautelai-vos e vigiai, porque não sabeis quando chegará o momento.

Será como um homem que partiu de viagem:

ao deixar a sua casa, deu plenos poderes aos seus servidores ,

atribuindo a cada um a sua tarefa, e mandou ao porteiro que vigiasse.

Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa:

se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se de manhãzinha;

não se dê o caso que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir.

O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!»

Palavra da salvação.

   

DIÁLOGO

Caros leitores, desejo-lhes um bom começo deste ano que vai dar os primeiros passos neste Domingo!

Não, não me enganei, mesmo se estamos a 29 de Novembro e o ano de 2021 só chega daqui a mais dum mês!

De facto é neste Domingo começa o Ano Litúrgico da Igreja Católica, com o 1° Domingo do Advento.

O tempo do Advento (do Latim «adventus» que quer dizer «vinda» ou «chegada») recorda em primeiro lugar o facto histórico do nascimento de Jesus de Nazaré, numa manjedoura de Belém, na Palestina.

Para os cristãos este nascimento é importantíssimo, pois consideram que em Jesus, Deus se faz homem e veio viver entre nós.

A teologia diz que é o «Mistério da Encarnação», isto é, Deus encarnou-se, tornou-se  homem como nós.

Esta é a primeira vinda que celebramos no Natal.

A segunda vinda acontece no presente em que estamos a viver: Jesus anunciou, depois da sua Ressurreição e antes de partir para o junto de Deus: «Eis que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos!»

Deus visita-nos constantemente, caminha ao nosso lado e é uma presença de consolação, cada dia da nossa vida.

Essas visitas acontecem quando Deus quer e muitas vezes de modo que nos surpreende.

Por fim, teremos a terceira e a última visita. É a vinda de Jesus Cristo Ressuscitado, com toda a grandeza e santidade de Deus, no fim dos tempos, para julgar os vivos e os mortos.

Foi a essa vinda que se referia o evangelho do Domingo passado. Seremos julgados pelo amor que praticámos.

“Tive fome e destes-me de comer; tive sede e destes-me de beber; era peregrino e acolhestes-me; nu e vestistes-me; enfermo e visitastes-me; estava na prisão e viestes até mim".

 Sendo estas vindas de Deus até nós tão importantes, queremos naturalmente estar atentos quando Deus nos vem visitar.

Mas há tantas coisas que nos interessam, outras que nos ocupam e tantas que nos preocupam, que nos esquecemos de estar vigilantes.

Daí Jesus insistir no Evangelho que lemos :

«Acautelai-vos e vigiai, O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!»

Esta pandemia, que tem mudado tanto as nossas vidas e as nossas relações com os outros, pode tornar-se uma boa oportunidade para vivermos este Advento 2020 dum modo diferente.

Como?

Estamos a ficar treinadissimos a ser vigilantes. Para nos protegermos a nós mesmos do vírus e para termos também muito cuidado em não contaminar os outros, desenvolvemos a atenção a detalhes que antes nos escapavam.

Este treino que nos torna mais vigilantes e atentos, pode dar-nos a oportunidade de melhor viver esta quadra do Advento, na qual Jesus nos pede para estarmos especialmente vigilantes às vindas de Deus até nós.

Como?

Intensificando o hábito de pedir ao Espirito Santo que nos ajude a discernir as visitas que Deus nos faz.

É como se tivéssemos metido uma aplicação ESPIRITOSANTO nos smartfones, que nos alerta, não para portadores de Covirus-19 que estejam perto de nós, mas de vindas de Deus até nós.

A aplicação ESPIRITOSANTO é gratuita e só precisa de ser carregada com Fé na Palavra de Jesus.

Só tem um inconveniente: é que começa a alertar-nos para visitas de surpresa que Deus nos vem fazer.

Mas são visitas que nos trazem uma alegria profunda a nós e àqueles a quem temos atenções renovadas.
 
frei Eugénio

5 comentários:

  1. Que linda e original coroa de Advento!!!
    É um convite a também termos uma em nossas casas Aqui no convento, este ano até temos uma colecção, na igreja, na capela, no refeitório e nasale de estar e uma no meu quarto.

    ResponderEliminar
  2. Gostei, caro Eugénio, mas o nascimento de Jesus numa manjedoura em Belém não é um facto histórico.
    Abraço,
    António

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Fr.Eugénio. É mais uma ajuda para viver o meu Advento. Um abraço cheio de toda a Amizade da mixu

    ResponderEliminar
  4. Eis um Advento algo cibernético, modernizado !

    ResponderEliminar
  5. Caro Anónimo A aplicação ESPIRITOSANTO foi inventada por Jesus de Nazaré, mas não quis registar a patente.
    Mas fez todos os possíveis para que os seus colaboradores e colaboradoras mais próximos, usassem essa "aplicação" e dela fizessem toda a publicidade "de graça".
    Essa aplicação tem um grande inconveniente, é que põe facilmente a vida "de pernas para o ar", fazendo ver a vida com tudo ao contrário. Até dá vertigens!
    Mas quem a usa e vê os efeitos, nunca mais a larga!

    ResponderEliminar