2022-10-17

Albert Nolan (1934 - 2022)

 

O conhecido dominicano sul-africano, ativista anti-apartheid e teólogo e autor de renome internacional, Albert Nolan, morreu hoje aos 88 anos.

Nascido na Cidade do Cabo em 1934, Nolan entrou na Ordem dos Pregadores em 1954 e morreu pacificamente durante o seu sono sob os cuidados das Irmãs Dominicanas na Marian House em Boksburg, na madrugada de segunda-feira, 17 de Outubro.
 
Premiado com a 'Ordem de Luthuli em Prata' pelo então Presidente Thabo Mbeki em 2003 pela sua "dedicação vitalícia à luta pela democracia, direitos humanos e justiça e por desafiar o 'dogma' religioso, especialmente a justificação teológica do apartheid", Nolan inspirou uma geração de ativistas cristãos e teólogos.


A sua dedicação à luta anti-apartheid viu-o recusar ser Mestre da Ordem dos Pregadores para que foi eleito em 1983, pois isso teria significado a sua transferência para a sede da Ordem em Roma.

Em vez disso, convenceu os dominicanos a permitir-lhe que permanecesse na África do Sul.

A Ordem Dominicana reconheceu a sua contribuição como teólogo e pregador do Evangelho quando, em 2008, o Mestre da Ordem promoveu Nolan a Mestre de Teologia Sagrada.

Nolan, contudo, preferiu ver-se como um pregador e não como um erudito bíblico. Ele queria que o Evangelho fizesse a diferença na vida das pessoas, e não via o debate de pequenas questões de interpretação textual como o propósito das escrituras.

Na sua opinião, as escrituras estavam lá para inspirar, converter e transformar as pessoas e levá-las a mudar as suas vidas e o mundo em que vivem.


Fora da África do Sul, Nolan tornou-se conhecido pelo seu livro "Jesus antes do Cristianismo", de 1976, o qual foi traduzido em pelo menos nove línguas.

Como padre, activista, autor e teólogo de renome, Nolan ofereceu uma mensagem de esperança forte mas gentil, particularmente de esperança na construção de uma África do Sul e de um mundo não racial, não sexista, pacífico e ambientalmente sustentável.

Fonte: adaptado de https://www.polity.org.za/article/albert-nolan-priest-activist-author-and-renowned-theologian-2022-10-17

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

Sem comentários:

Enviar um comentário