2023-06-10

Diálogo com o Evangelho

Diálogo com o Evangelho do dia do Corpo de Deus, 8 de junho, por Frei Eugénio Boléo, no programa de rádio da RCF "Construir sur la roche". Pode ouvir aqui.

 


EVANGELHO (Mt. 9, 9-13)

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei de dar é a minha carne, que Eu darei pela vida do mundo».
Os judeus discutiam entre si: «Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?».
E Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia.
A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele.
Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim.
Este é o pão que desceu do Céu; não é como o dos vossos pais, que o comeram e morreram: quem comer deste pão viverá eternamente».
Assim falou Jesus, ao ensinar numa sinagoga, em Cafarnaum.

 

DIÁLOGO

 

A EUCARISTIA é importante. Não é uma invenção da Igreja.

Foi o próprio Jesus que disse na Última Ceia: “FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.” (Lc. 22,19)

 

Neste diálogo que temos hoje convosco, vamos propor-lhes algumas ajudas práticas para se viver a Eucaristia dos Domingos de modo mais significativo e enriquecedor espiritualmente.

 

A Missa deve ser preparada antes, vivida durante, continuada depois.

 

Porquê?

 

1- Porque a Palavra de Deus, sobretudo os Evangelhos, são demasiado ricos em ensinamentos sobre o modo de viver com o estilo de Jesus, que merece ser bem preparada e vivida

 

2- A Eucaristia é a ocasião mais propícia em cada semana, para apresentarmos ao Senhor  os nossos principais arrependimentos, as nossas maiores preocupações, os nossos felizes agradecimentos.

Para o fazermos a partir da nossa vida concreta é preciso termos feito uma preparação anterior.

 

Sem ela, os momentos da Missa sucedem-se sem termos tido tempo de pensar o que queremos ter presente do que vivemos durante a semana.

Habitualmente, quando vamos a uma festa familiar ou entre amigos, pensamos no que vamos levar que dê gosto a quem nos convida.

Quando vamos ter uma reunião profissional importante preparamo-nos tendo em conta quem vai estar presente e estudamos o que se irá tratar.

 

Para preparar a Missa comecemos por marcar na nossa agenda a melhor altura da semana para o fazer. É sobretudo essencial para quem é muito ocupado!

 

No começo do momento da preparação peçamos ao Espírito Santo que nos ajude. Sugerimos uma breve oração:

“Ó Espírito Santo dá-me a Tua Sabedoria e o Teu Amor para bem preparar esta Eucaristia e para que o faça com gosto. Amen”

 

O que posso preparar antes de ir à Missa:

 

1-Comecemos pela Palavra de Deus

Das leituras propostas pelo calendário litúrgico, comecemos por ler o Evangelho. Das duas ou três leituras é a mais importante.

 

Ao ler tenhamos em atenção algumas questões simples:

O que se passa e quem intervêm na passagem lida?

Encontro hoje situações semelhantes às que são  narradas?

O texto levanta-me alguma dúvida ou interrogação à minha fé?

 O texto dá-me alguma resposta a dúvidas ou interrogações que tinha?

 

2-Para o Rito Penitencial, preparo o que irei pedir perdão ao Senhor.

Penso no que durante a semana posso ter feito ou pensado de mal doutras pessoas, com maior insistência ou mesmo provocando sofrimento.

Também o que devia ter feito de bem, importante para algumas pessoas e que não fiz.

 

3-Para a Oração dos Fiéis, penso nas diversas pessoas, situações ou acontecimentos pelos quais mais quero pedir.

 

4-Para o momento de Ação de Graças, agradeço ao Senhor o que de mais especial me foi dado durante a semana?

 

O que posso viver durante a Missa:

 

Podemos estar na Eucaristia como simples espetadores do que se está a passar no altar e à nossa volta e nesse caso só estamos fisicamente presentes.

Mas também podemos estar a participar interiormente, pondo lá aspetos da nossa vida, tal como como o que preparámos.

Também devemos rezar e cantar com a assembleia e estarmos atentos ao que o celebrante tem para nos dizer.

 

Se “vivermos” assim a Eucaristia e participarmos mais nela, esses momentos de encontro com Deus e connosco próprios tornar-se-ão um verdadeiro acontecimento

 

Missa continuada depois:

 

A Eucaristia pode não terminar à saída da igreja, se levarmos

- Algum propósito pessoal para melhorarmos durante a semana;

- Alguma atitude concreta de amor ao próximo;

- Persistência na oração diária.

 

Se pusermos em prática esta maneira de fazer que aqui partilhamos convosco:

- Prepararmos antes para levar a vida para a Missa;

- Vivermos durante a Missa o que preparámos;

- Levar para a vida o que vivemos na Missa

        a Eucaristia deixará de ser uma rotina e tornar-se-á num momento importante cheio das nossas vidas concretas.

 

      frei Eugénio, dominicano

 

Sem comentários:

Enviar um comentário